Notícias
Secretaria de Estado da Cidadania promove I Encontro Estadual sobre Autismo em Maceió
Evento reuniu especialistas, famílias e autoridades para debater inclusão e políticas públicas no Dia Mundial do Autismo

Em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, nesta quarta-feira (2), a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) realizou o I Encontro Estadual sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), no auditório da Justiça Federal, em Maceió.
Com uma programação diversificada e focada na interação e troca de conhecimentos, a iniciativa da Secdef teve como principal objetivo fomentar um debate sobre a inclusão e as políticas públicas direcionadas às pessoas com TEA no estado de Alagoas.
A solenidade de abertura foi conduzida pela secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça. Em seguida, o artista autista Lucas Sampaio emocionou a todos com uma apresentação de canto e violão, com músicas de sua autoria.
A primeira mesa redonda abordou o tema "Inclusão e Políticas Públicas para Pessoas com TEA" e reuniu diversos atores relevantes que atuam na área em Alagoas. Entre os participantes, estavam o deputado estadual Alexandre Ayres, a vereadora por Maceió, Teca Nelma, e Josete Miranda, representando o município de Arapiraca. Na sequência, a professora e instrutora de Libras da Secretaria de Estado da Educação e Esporte do Governo de Pernambuco, Aymee Lucy Silva, ministrou uma palestra sobre a comunicação em Libras para pessoas com autismo e as estratégias de comunicação acessível.
No período da tarde, a programação foi retomada com a palestra do psicólogo analista do comportamento Elton de Lima, que discorreu sobre a Terapia ABA e sua aplicação no contexto do autismo. O público também acompanhou apresentações sobre a avaliação neuropsicológica no autismo, conduzida pelo neuropsicólogo Diego Vieira, e sobre "Autismo e Comorbidades: como identificar e tratar condições associadas", com o neuropediatra Flávio Santana.
O encontro foi encerrado com um painel de experiências, proporcionando um espaço para que famílias e pessoas com TEA compartilhassem suas vivências e contou com a participação das mães Luana Rodrigues, Katiuscia Viana e Cibelly Procópio. Além disso, o evento contou com a participação de 12 famílias atípicas empreendedoras, que expuseram e comercializaram seus produtos, incluindo joias, artesanato e alimentos.
De acordo com a gerente de Políticas Temáticas para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista da Secdef, Vanessa Menezes, o encontro foi idealizado para disseminar conhecimento entre a população que atende pessoas com autismo e para proporcionar às famílias acesso a informações essenciais sobre o TEA.
"Como responsável por esta política pública no Estado e também como mãe atípica, este encontro representa a realização de um sonho. É extremamente gratificante poder levar conhecimento a profissionais que atuam com autismo e às famílias que vivenciam diariamente inúmeros desafios," disse a pedagoga.

As 10 mais lidas
Influenciadora Beatriz Miranda é encontrada morta com sinais de enforcamento dentro de carro incendiado
2Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
3VINHO MATA 99% DAS BACTERIAS QUE CAUSAM INFECÇÃO NA GARGANTA E CÁRIES NOS DENTES
4ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
5Descubra quem é o brasileiro namorado da princesa Leonor da Espanha
6Homem é preso usando tornozeleira eletrônica falsa em Duque de Caxias
7Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
8Em nove meses, Maceió registra 90 casos de esquistossomose
9OpenAI lança ferramenta de geração de imagens no ChatGPT com estética estilo Studio Ghibli
10Terry Crews é Reconhecido pela Revista People como "Pessoa Menos Odiada do Mundo"
