Notícias

Lula comenta decisão do STF que tornou Bolsonaro réu: ‘É visível que ele tentou dar o golpe’

Por CartaCapital 27/03/2025 19h07 - Atualizado em 27/03/2025 20h08
Lula comenta decisão do STF que tornou Bolsonaro réu: ‘É visível que ele tentou dar o golpe’
Lula comenta sobre Bolsonaro réu - Foto: Kazuhiro Nogi/AFP

O presidente Lula (PT) comentou, na noite desta quarta-feira 26 (manhã de quinta-feira 27 em Tóquio, no Japão), a decisão que tornou Jair Bolsonaro (PL) réu por participação na trama golpista. A denúncia contra o ex-presidente foi aceita pela Primeira Turma do Tribunal por 5 votos a 0.

Para o atual presidente, tornar Bolsonaro réu é importante porque as provas colhidas até aqui deixariam claro que o ex-capitão participou da organização criminosa que tentou romper com o Estado Democrático de Direito. “É uma investigação muito bem feita pela Polícia Federal e pelo Ministério Público e com delação de gente importante que está acusando”, comentou Lula em coletiva de imprensa no Japão.

“É visível que o ex-presidente tentou dar um golpe no País e é visível, por todas as provas, que ele tentou contribuir para o meu assassinato, para o assassinato do vice-presidente [Geraldo Alckmin] e do ex-presidente da Justiça Eleitoral brasileira.

Lula ainda ironizou o fato de Bolsonaro estar bradando a todo momento em favor da anistia aos golpistas. Segundo o presidente, as declarações do ex-capitão só reforçam o envolvimento dele nos crimes.

“Não adianta agora ele ficar fazendo bravata e dizer que está sendo perseguido. Ele sabe o que ele cometeu. […] Quando ele pede anistia antes do julgamento, significa que ele está dizendo que foi culpado”, avaliou. “Ao invés de chorar, caia na realidade e saiba que você cometeu um atentado contra a soberania desse País“, ironizou Lula.