Notícias

Casal se torna réus acusados de envenenamento que resultou em nove mortes no Piauí

Crianças e adultos foram vítimas

Por Redação 27/03/2025 09h09 - Atualizado em 27/03/2025 11h11
Casal se torna réus acusados de envenenamento que resultou em nove mortes no Piauí
Comida envenenada - Foto: Reprodução

A Justiça do Piauí recebeu e aceitou a denúncia do Ministério Público Estadual contra Maria dos Aflitos da Silva e Francisco de Assis Pereira da Costa. O casal é acusado de envenenar nove pessoas, sendo oito membros de sua própria família, entre agosto de 2024 e janeiro de 2025.

De acordo com a 5ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, os crimes teriam sido cometidos utilizando terbufós, substância tóxica popularmente conhecida como "chumbinho", que foi adicionada a alimentos consumidos pelas vítimas. Os envenenamentos ocorreram em três ocasiões distintas: 22 de agosto de 2024, 1º de janeiro de 2025 e 22 de janeiro de 2025.

Entre as vítimas fatais estão cinco crianças com idades entre 3 e 8 anos: João Miguel Silva (7 anos), Ulisses Gabriel Silva (8 anos), Maria Lauane Fontinele Lopes Silva (3 anos), Maria Gabriele Silva (4 anos) e Jhonatan Nalbert Pereira da Silva (7 anos). Também faleceram Manoel Leandro da Silva (18 anos), Francisca Maria Silva (32 anos), Lívia Maria Leandra Silva (17 anos) e Maria Jocilene da Silva (41 anos), vizinha da família.

O Ministério Público apresentou como provas a análise do local do crime, dados extraídos de aparelhos celulares, além de uma confissão parcial de Maria dos Aflitos da Silva. Atualmente, o casal encontra-se preso em Teresina e foi formalmente citado para apresentar sua defesa no prazo legal.

Os acusados respondem por oito homicídios qualificados e três tentativas de homicídio. O processo seguirá seu curso legal, com os acusados tendo direito à ampla defesa. Novas informações deverão ser divulgadas conforme o andamento do caso.

A reportagem tentou contato com os advogados de defesa, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria. As informações foram apuradas junto ao Ministério Público do Piauí e registros judiciais disponíveis.