Notícias
Curso “Escolas ON, Violências OFF” é lançado para promover segurança online de meninas
Educação Midiática como Ferramenta de Proteção: Curso Capacita Educadores para Enfrentar Violências Digitais Contra Meninas

Lançado oficialmente na sexta-feira, 14 de março de 2025, o curso *“Escolas ON, Violências OFF: Educação para segurança online de meninas”* já está disponível na plataforma da Escola Virtual de Governo (EVG) da Enap. Desenvolvido pela organização Serenas, com apoio da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), do Ministério das Mulheres e da Embaixada do Reino Unido, o curso visa capacitar educadores para prevenir e enfrentar violências digitais no ambiente escolar, com foco na proteção de meninas.
O curso, online e assíncrono, oferece certificação de 20 horas e é composto por cinco módulos que abordam temas como violências de gênero, cultura digital, legislações específicas e estratégias para lidar com casos de violência nas escolas. A estrutura inclui 10 videoaulas curtas, conteúdos escritos, atividades interativas e acessibilidade com legendas e tradução em Libras.
Durante o evento de lançamento, transmitido ao vivo pelos canais do YouTube da Serenas e da Enap, Mariana Filizola, coordenadora de Educação Midiática da Secom/PR, destacou a importância da iniciativa para promover e proteger os direitos das meninas no ambiente digital. Isabella Santiago, diretora de Operações da Serenas, reforçou que as meninas são as principais vítimas de violências facilitadas pela tecnologia, com 77% das jovens brasileiras relatando já ter sofrido assédio online.
A iniciativa do Governo Federal busca prevenir a violência de gênero no ambiente digital e discutir seus impactos na segurança e saúde física e psicológica de meninas e adolescentes. Danyelle Barreto, coordenadora-geral de Desenvolvimento de Experiências de Aprendizagem Assíncrona da Enap, ressaltou que o curso foi construído com cuidado e está totalmente acessível na plataforma.
A Serenas, organização sem fins lucrativos gerida por mulheres, atua desde 2021 na prevenção de violências contra meninas e mulheres, impactando mais de 60 mil pessoas por meio de parcerias com governos estaduais, municipais e federal. O curso é mais um passo nessa missão, oferecendo ferramentas para educadores enfrentarem violações de direitos e promoverem a educação midiática.

As 10 mais lidas
Mulher Reage a Tentativa de Estupro com Golpe de Jiu-Jítsu e Mata Agressor em SP
2Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
3Junior Menezes começa implantação de iluminação de LED no Conjunto Newton Pereira
4Banhistas são proibidos de usar guarda-sol em praia de Marechal Deodoro; caso reacende debate sobre privatização
5VINHO MATA 99% DAS BACTERIAS QUE CAUSAM INFECÇÃO NA GARGANTA E CÁRIES NOS DENTES
6Descubra quem é o brasileiro namorado da princesa Leonor da Espanha
7Número de evangélicos no Brasil aumenta 61,5%, aponta IBGE
8Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
9Médico é condenado por negligência em caso do jovem morto após alta hospitalar no Hospital Regional da Mata
10Bebê de 15 dias é levada dos braços da mãe a força em Novo Lino, interior de Alagoas
