Notícias

Plano ABC+ Alagoas impulsiona a agricultura sustentável e a preservação ambiental no estado

Práticas sustentáveis na agropecuária, com baixa emissão de carbono e conservação ambiental são metas estaduais

10/03/2025 07h07 - Atualizado em 10/03/2025 07h07
Plano ABC+ Alagoas impulsiona a agricultura sustentável e a preservação ambiental no estado
Plano de Agricultura de Baixo Carbono é uma das promessas de campanha do governador Paulo Dantas que já foi cumprida - Foto: Thayana Araújo/Ascom Seagri

Preocupado com os impactos das mudanças climáticas e a necessidade de preservar o meio ambiente, o Governo de Alagoas está implementando o Plano ABC+ Alagoas, uma iniciativa voltada para a adoção de práticas e tecnologias agrícolas de baixo carbono. O objetivo é promover a produção sustentável na agropecuária do estado, reduzindo as emissões de gases do efeito estufa e resgatando até dois milhões de miligramas de carbono da atmosfera até 2030.

Desde 2023, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) coordena o Grupo Gestor Estadual do Plano ABC+ Alagoas, incentivando produtores e instituições a adotarem práticas sustentáveis em suas atividades agropecuárias. O plano segue as diretrizes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que estabelece ações estratégicas para combater as mudanças climáticas no setor agropecuário. Alagoas foi o primeiro estado da região Norte e Nordeste a publicar seu Plano de Ação Estadual (PAE).

“A implementação desse plano é um compromisso do governador Paulo Dantas, que visa transformar a agropecuária do estado em um modelo economicamente viável e ambientalmente sustentável. As tecnologias adotadas são acessíveis a todos os produtores, sejam grandes ou pequenos, incluindo os agricultores familiares”, afirmou a secretária Aline Rodrigues.



Impactos e Metas



As tecnologias do Plano ABC+ visam uma produção mais sustentável no campo. No estado de Alagoas, 42% das emissões de gases de efeito estufa (GEE) provêm das atividades agropecuárias, enquanto o setor de energia é responsável por 33% dessas emissões.

Com metas estabelecidas em nível nacional, o plano busca fomentar o desenvolvimento sustentável por meio da captura e fixação de carbono no solo e na vegetação. As instituições participantes do Grupo Gestor Estadual, coordenado pela Seagri, promovem reuniões bimestrais para incentivar a adoção dessas tecnologias sustentáveis no campo.

Entre as metas estão a ampliação de 10.000 hectares com práticas para recuperação de pastagens degradadas (PRDP), 5.450 hectares com adoção de Sistema de Plantio Direto (SPD) para grãos e hortaliças, e 3.700 hectares com sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Sistemas Agroflorestais (SAF). Também estão previstas a ampliação de 15.000 hectares com florestas plantadas, 10.000 hectares com bioinsumos e 1.000 hectares com sistemas irrigados.

Estudos do Grupo Gestor Estadual apontam que essas estratégias são fundamentais para combater a degradação do solo, melhorar a produtividade das pastagens e reduzir a emissão de GEE no setor agropecuário.



O Plano ABC+


O Plano ABC+, ou Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, visa adotar tecnologias agrícolas comprovadas e validadas que garantam uma produção sustentável e adaptação às mudanças climáticas. Com diversas metas, o plano busca reduzir as emissões de gases de efeito estufa nas atividades agrícolas e pecuárias até 2030, assegurando uma agropecuária mais resiliente e produtiva.

A construção do Plano de Ação Estadual foi realizada de forma colaborativa, com a participação de entidades públicas, privadas e representantes da sociedade civil, seguindo as orientações do Plano Nacional.