Notícias

Junior Menezes reforça o compromisso do SUS de União com o diagnóstico precoce e o tratamento da hanseníase

Prefeito participa de abertura da campanha do Janeiro Roxo e entrega kits de trabalho aos profissionais de saúde

Por Redação 16/01/2025 19h07
Junior Menezes reforça o compromisso do SUS de União com o diagnóstico precoce e o tratamento da hanseníase
Junior Menezes participa de lançamento de campanha - Foto: Internet/Reprodução

Nesta quinta-feira, 16, a prefeitura de União dos Palmares, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a abertura oficial desta campanha de conscientização sobre a hanseníase, assim como também a entrega de kits para os profissionais de saúde contendo itens como camisas da temática, materiais didáticos, gráficos de conscientização e kits de monofilamentos para diagnóstico precoce.

Na ocasião, estiveram presentes o prefeito do município, Junior Menezes, o secretário de Saúde, Petrúcio Wanderley, e técnicos da saúde, reafirmando o compromisso da rede pública de saúde na assistência médica ao problema.

O janeiro roxo é o mês de conscientização sobre a hanseníase e intensificação das ações voltada para combater essa doença. Na verdade, é um trabalho que acontece durante o ano inteiro, mas durante esse mês, em específico, é intensificado o alertar à população sobre os cuidados relacionados a esta doença e, principalmente, deixar claro a informação de que ela tem cura. O objetivo é promover informação, enfrentar o estigma e discriminação e incentivar o diagnóstico precoce e o tratamento da doença

“Todas as nossas Unidades Básicas de Saúde estão à disposição da população e os profissionais estão qualificados para fazer o diagnóstico precoce e tratar a hanseníase, lembrando que este tratamento é 100% gratuito e ofertado pelo SUS”, reforça o prefeito.

O que é hanseníase?

É uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes. Diagnosticar cedo é o elemento mais importante para evitar transmissão, complicações e deficiências.