Notícias
MPAL lança projeto de incentivo à leitura em escolas públicas; Primeiras ações foram em União e Mundaú
‘Nossa educação daria um livro’: esse é o nome do novo projeto do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) que tem o objetivo de apurar e, posteriormente, aprimorar o quantitativo de bibliotecas e salas de leitura existentes em escolas públicas municipais e estaduais. O primeiro dia de atividades aconteceu nessa terça-feira (7), nos municípios de União dos Palmares e Santana do Mundaú, onde foram visitadas nove unidades de ensino.
A inciativa foi idealizada para dar cumprimento à determinação legal disposta no art. 1º da Lei nº 12.244/10, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país. A intenção é que todas escolas públicas Alagoas contem com bibliotecas com acervo ou coleção de livros e materiais videográficos destinados à consulta, pesquisa, estudo ou leitura.
O projeto também vai trabalhar com a fiscalização dos fundos municipais de educação, promovendo olhar atento sobre a destinação efetiva, resolutiva e estratégica de valores de multas administrativas ou judiciais decorrentes de ações.
Escolas visitadas
Em União dos Palmares, primeira cidade a receber o projeto, o MPAL visitou cinco unidades de ensino. As Escolas Municipais João Costa de Oliveira, Padre Donald Robert MAcgillvray, Maria Augusta e Jairo Correia Viana possuem bibliotecas e/ou cantinhos de leitura. Já a Escola Estadual Dr. Jorge de Lima foi a única que não dispunha do espaço.
Já em Santana do Mundaú, todas as unidades tinham bibliotecas. Foram inspecionadas as Escolas Municipais Denilma Villar Bulhões Barros, Monsenhor Clóvis D. de Barros e Absolon Correia de Melo e o Centro Municipal de Educação Infantil Maldja Agostinho.
Apesar das unidades possuírem os equipamentos, a maioria apresentou pequena variedade de livros. Outra questão levantada foi a falta de atividades que incentivem a leitura dentro das escolas. Diante disso, o MPAL vai cobrar novas medidas para que os problemas sejam resolvidos.