Notícias

Saiba quem pode tomar a vacina contra a dengue em 2025 no SUS e na rede particular

Por Redação 08/01/2025 15h03
Saiba quem pode tomar a vacina contra a dengue em 2025 no SUS e na rede particular
Vacina contra a dengue. - Foto: Reprodução / Internet

Atualmente, o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece a vacina Qdenga, desenvolvida pela farmacêutica Takeda, para crianças entre 10 e 14 anos. Essa faixa etária foi escolhida com base em recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), devido ao maior risco de hospitalização.

Para 2025, o Ministério da Saúde adquiriu 9,5 milhões de doses. Desde que as vacinas começaram a ser aplicadas pelo sistema público, em fevereiro de 2024, já foram distribuídas 6.370.955 doses aos estados brasileiros, sendo que 3.710.222 foram aplicadas em 1.921 municípios. A pasta afirma que não há previsão de ampliação da faixa etária do público-alvo, pois, além da capacidade de produção mundial da vacina ser limitada, é necessário garantir a segunda dose para todos que já receberam a primeira.


O imunizante também está disponível na rede particular, em farmácias e laboratórios, custando entre R$ 350 e R$ 490 por dose. O intervalo mínimo entre elas é de três meses.


Mas o número de doses disponibilizadas no setor privado é limitado devido à prioridade dada ao atendimento do SUS. A Takeda mantém um estoque de segurança para atender a demanda elegível à vacina pelo setor público, além de garantir a segunda dose para quem já iniciou a imunização na rede particular.

A vacina, feita com vírus enfraquecido, é contraindicada para gestantes, lactantes, imunodeprimidos e pessoas com alergia grave a componentes da fórmula. Quem apresentar reação adversa à primeira dose não deve completar o esquema vacinal.

*Com informações de Folhapress