Notícias
Aluno da rede municipal de Santana do Mundaú é medalhista na OBMEP
Recentemente, o resultado da 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), sinalizou que 62 estudantes do estado de Alagoas conquistaram medalhas na competição, sendo elas 9 de ouro, 14 de prata e 39 de bronze. Divulgado no último dia 20 de dezembro, a marca se tornou um recorde para o estado em desempenho na competição.
Entre os premiados, está Gustavo Pereira Bernardo, estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Absolon Correia de Melo, localizada em Santana do Mundaú. Ele foi o único medalhista da região da Zona da Mata de Alagoas, colocando sua cidade no mapa dos destaques nacionais da matemática.
Como recompensa, os 62 medalhistas alagoanos receberão bolsas do Programa de Iniciação Científica Jr. da OBMEP (PIC). Além disso, medalhistas que concluírem o ensino médio em 2024 poderão concorrer a vagas no curso de Bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), localizado no Rio de Janeiro, com inscrições abertas até o próximo dia 27 de dezembro.
Adelailson Peixoto, coordenador estadual da OBMEP e professor do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), celebrou o desempenho histórico.
“Batemos recordes em todas as categorias. Tivemos nove medalhistas de ouro competindo com 18 milhões de alunos em todo o Brasil, além de um desempenho expressivo em pratas, bronzes e menções honrosas. É uma vitória que reflete o avanço da matemática em praticamente todo o estado, com mais de 80% dos municípios tendo pelo menos um estudante premiado.”