Notícias

Ministério da Sáude repassa verba a União dos Palmares para aquisição de testes rápidos de gravidez

Outros municípios de todo o Brasil também foram contemplados com a ação do Governo Federal

Por redação 05/11/2024 15h03
Ministério da Sáude repassa verba a União dos Palmares para aquisição de testes rápidos de gravidez
União dos Palmares. - Foto: Zulu Fernando / Zona 10

União dos Palmares recebeu recursos do Ministério da Saúde para adquirir kits de teste rápido de gravidez (TRG), conforme portaria publicada no último dia 31, no Diário Oficial da União. Milhares de municípios de todo o Brasil foram contemplados com a ação do Governo Federal, que tem como objetivo ampliar o acesso ao diagnóstico da gravidez.

A medida visa garantir que o TRG esteja disponível em todos os serviços da atenção primária à saúde (APS), mesmo nos lugares mais remotos. “O teste rápido de gravidez é necessário para que as pessoas tenham acesso a diversos serviços no Sistema Único de Saúde (SUS) , como a inserção do DIU de cobre, já que o dispositivo não pode ser colocado em quem já está gestante, além de permitir o início precoce do acompanhamento pré-natal”, explica Renata Reis, coordenadora-geral de Atenção à Saúde das Mulheres.

“Quando uma mulher chega a uma unidade básica em busca de um teste, ele precisa estar disponível, assim como um atendimento qualificado e humanizado para atender às suas necessidades de saúde”, defende.

Os recursos financeiros chegarão a todas as unidades da Federação, nos 5.570 municípios brasileiros, e serão pagos em parcela única. O valor mínimo que cada município receberá é de R$ 200, valor estimado para a compra de 100 TRGs. O Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS), parte integrante do SUS e cuja responsabilidade é compartilhada com estados e municípios, também deverá receber os testes adquiridos pela gestão local.

O cálculo dos recursos para cada território leva em conta o valor unitário de um teste rápido de gravidez multiplicado pela estimativa do número de gestantes por município de residência.

Confira o valor destinado a cada município