Notícias
5 alagoanos devem ter vidas salvas pela 1o captação de órgãos para transplantes do HRM
A saúde pública da Zona da Mata Alagoana vive um momento histórico com o Hospital Regional da Mata (HRM), situado em União dos Palmares, que realizou, nesta segunda-feira (28), a primeira captação de órgãos para transplantes.
O procedimento foi realizado depois que uma paciente de 33 anos, acometida por Acidente Vascular Cerebral (AVC), evoluiu para morte cerebral e os familiares autorizaram a doação. Com isso, foram captados cinco órgãos, sendo o fígado, os dois rins e as duas córneas, que foram transplantados para pacientes residentes em Alagoas.
De acordo com informações da Diretora Geral do HRM, Geanny Vergeth, os órgãos vão ser destinados para o restabelecimento de cinco alagoanos que estavam na fila de espera para transplante. Ainda não se tem informações sobre a identidade dos cinco.
Com a primeira captação de órgãos realizada no HRM, o número de autorizações no Estado subiu para cinco este mês, conforme a Central de Transplantes de Alagoas. E os últimos dados computados apontam que, este ano, já são 116 transplantes de órgãos realizados, sendo 100 de córneas, cinco de rim, 10 de fígado e um de coração.
De acordo com dados da Central de Transplantes de Alagoas, a lista de espera por transplantes de órgãos no Estado conta com 498 pacientes. Deste total, 485 pessoas esperam por uma córnea, 11 por um rim, uma aguarda por um fígado e uma necessita receber um novo coração.