Notícias

Alagoas registrou mais de 34 mil tentativas de golpes em compras online no último ano

Apesar do alto quantitativo, estado é o terceiro do Nordeste em menor número de tentativa de golpes, aponta levantamento

Por Gazetaweb 14/10/2024 10h10
Alagoas registrou mais de 34 mil tentativas de golpes em compras online no último ano
Alagoas registrou mais de 34 mil tentativas de fraudes em 2023 - Foto: Reprodução

Alagoas registrou 34.200 tentativas de fraudes no ano de 2023, conforme levantamento da Clearsale, empresa especializada em consultoria na área de segurança. O quantitativo envolve o valor de R$ 37 milhões. Apesar do alto número, o estado figura na terceira posição no Nordeste com o menor número de tentativas de golpes, ficando atrás de Sergipe (23,2 mil) e Piauí (22 mil). Em todo o país, foram 3,7 milhões de tentativas de fraudes, o que representa a quantia exorbitante de R$ 3,5 bilhões.

Os casos registrados no estado foram impulsionados, principalmente, por golpes envolvendo roubo de identidade, sendo que os setores mais visados foram bancos e cartões (48,1%), serviços (30,6%) e financeiras (16,3%). De acordo com o levantamento, o perfil das vítimas em Alagoas se alinha com a tendência nacional, onde consumidores que têm entre 36 e 50 anos foram os alvos mais frequentes.

Apesar do alto quantitativo, Alagoas registrou uma queda no percentual de crescimento de tentativas de golpes em compras online no ano de 2023. Conforme os dados, o aumento desse tipo de crime foi de 1,3% no ano passado, em relação a 2022, quando subiu 2,3% e, em 2021, 2,18%.

Para o especialista em segurança da informação, Wesley Marinho, a queda das tentativas de golpes pode indicar, entre outras coisas, a mudança no comportamento de compra e no perfil de fraude no estado, assim como uma melhoria nas estratégias de prevenção desse tipo de crime. Além disso, segundo ele, a introdução de ferramentas robustas de autenticação, como biometria facial e a verificação de documentos, teria contribuído para reduzir o impacto dessas fraudes no estado​.

“A queda para 1,3% em 2023 pode indicar que o estado está se beneficiando de melhores medidas antifraude. Isso pode incluir novas tecnologias de detecção, conscientização dos consumidores ou novas regulamentações locais”, destaca.

Indo na contramão, está o número de pedidos online feito pelos consumidores alagoanos. Um salto de 1,7 milhão em 2022 para 2,6 milhões, em 2023. “Esse aumento pode estar relacionado à expansão do comércio eletrônico e ao crescimento econômico no estado. A redução nas tentativas de fraude em 2023, apesar do aumento nos pedidos, é um dado positivo”, avalia.