Notícias

Lula deve decidir ainda esta semana se volta com o Horário de Verão

A volta do Horário de Verão é aprovada por 54,9% da população, revela estudo

Por redação 18/09/2024 14h02
Lula deve decidir ainda esta semana se volta com o Horário de Verão
Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente da República. - Foto: Ricardo Stuckert / Presidência da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve definir ainda nesta semana se o horário de verão, um velho conhecido dos brasileiros, voltará a ser adotado ou não no país.

De acordo com auxiliares do presidente, a decisão está nas mãos de Lula e deve ser tomada nos próximos dias. A proposta de retomar o horário de verão foi sugerida por integrantes do governo em um momento no qual o país enfrenta uma das piores e mais prolongadas secas de sua história, que vem afetando diversas regiões.

A seca diminui o nível dos reservatórios das hidrelétricas, que são a maior fonte de energia elétrica do Brasil. Com o calor excessivo, o uso de eletrodomésticos como o ar-condicionado também cresce, o que eleva o consumo de energia.

O horário brasileiro de verão foi extinto em 2019, no primeiro ano do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sob a alegação – sustentada até hoje por diversos especialistas – de que a economia de energia era baixa e não justificava a medida.

No horário de verão, é necessário adiantar o relógio em uma hora nos meses de verão – quando, em geral, faz mais calor e há luz natural por um período prolongado.

Desta forma, quando grande parte da população chega em casa após o trabalho, diminui a necessidade de se ligar aparelhos como lâmpadas elétricas, o que pode reduzir a demanda.
















*Com Infomoney