Notícias

Em meio a queimadas no Brasil, Lula fará chamado pelo clima na ONU

Presidente Lula quer mostrar que o Brasil tem uma relação “muito grande” com eventos climáticos extremos e pedir cooperação internacional

Por metropoles 18/09/2024 08h08
Em meio a queimadas no Brasil, Lula fará chamado pelo clima na ONU
Lula - Foto: Reprodução

Em meio às queimadas no Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá levar para a agenda em Nova York, na próxima semana, uma sequência de pronunciamentos em defesa de medidas para conter o avanço das mudanças climáticas.

Além do discurso de abertura na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), no dia 24/9, Lula participará da Cúpula do Futuro (que estabelece objetivos e compromissos para os 193 Estados-membros da ONU), no dia 22/9, e da reunião ministerial de chanceleres do G20, no dia 25/9.

Esses discursos deverão seguir a agenda que o Brasil propôs para o G20 em 2024 – ano da presidência brasileira no fórum – incluindo combate à fome, transição energética e reforma dos mecanismos de governança global, como o Conselho de Segurança da ONU.

“O que a gente tem visto no Brasil tem uma relação muito grande com os eventos climáticos extremos, ou seja, uma seca excepcional que está, de certa maneira, relacionada a essas transformações que têm acontecido”, disse o secretário de Assuntos Multilaterais Políticos do Itamaraty, embaixador Carlos Márcio Cozendey.

“Nesse sentido, acho que é o contrário, você vai levar para o cenário internacional e dizer: ‘É preciso atuar rapidamente, é preciso agir, porque vejam só o que está acontecendo no Brasil’”, prosseguiu o embaixador.