Notícias
Justiça opta por manter a candidatura de Geo Cruz à prefeitura de Ibateguara
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) decidiu, por unanimidade, manter o deferimento da candidatura de Manoel Geraertes Alves Cruz, conhecido como Geo Cruz, ao cargo de prefeito de Ibateguara. A decisão veio após a Promotoria Eleitoral recorrer da sentença que havia permitido a candidatura sob a alegação de que ele não havia se afastado do cargo de secretário-geral do município dentro do prazo legal.
Segundo o recurso, o candidato teria continuado exercendo suas funções públicas, mesmo após a exoneração formal, o que configuraria violação das leis eleitorais. No entanto, o tribunal concluiu que não havia provas o suficiente para comprovar a alegação.
O candidato, em defesa, que as publicações em redes sociais apenas sinalizavam a sua participação em eventos municipais, o que não era o suficiente para comprovar que ele estaria exercendo ainda as suas funções como secretário mesmo após o período de desligamento.
A decisão do TRE-AL reafirmou que, embora a alegação de inelegibilidade possa ser analisada de ofício pela Justiça Eleitoral, conforme a súmula 45 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é necessário que se apresente provas concretas. Nesse caso, o Tribunal considerou que a desincompatibilização foi realizada dentro do prazo e que Geo Cruz estava apto a concorrer nas eleições de 2024. Portanto, ele segue na disputa eleitoral como candidato pela prefeitura de Ibateguara, mantendo sua candidatura válida.