Notícias
Folha avalia cidades mais eficientes do Brasil; União é a primeira no ranking alagoano
O jornal Folha de S. Paulo, em parceria com o Datafolha, divulgou dados de uma ferramenta que classifica a eficiência dos municípios alagoanos. De acordo com o ranking gerado, União dos Palmares, Campo Alegre e Coruripe figuram o topo da lista.
A ferramenta avalia a eficiência das prefeituras com base em critérios como saúde, educação e saneamento, utilizando a receita per capita de cada cidade para calcular a eficiência da gestão. Quanto mais serviços uma cidade presta com menos receita, maior é sua eficiência no ranking.
União dos Palmares obteve nota 0,620 (275º no Brasil), Campo Alegre recebeu 0,618 (290º no Brasil) e Coruripe teve 0,615 (328º no Brasil), a capital Maceió, no entanto, apresentou nota abaixo da média brasileira e ocupou a 5.115ª posição no ranking brasileiro. O levantamento percorreu 5.276 municípios do Brasil, cobrindo 95% do país. A ferramenta utiliza uma escala de 0 a 1.
O Nordeste se destaca no Ranking de Eficiência dos Municípios (REM-F) como a segunda região mais eficiente do país, ficando atrás apenas do Sudeste. De acordo com a Folha de São Paulo, os municípios nordestinos, apesar de uma receita per capita menor, apresentaram um desempenho considerável em relação aos demais pesquisados. A região Norte registrou a menor eficiência regional.
No ranking de eficiência por estado, Alagoas quase integrou o top 10, alcançando a 11ª posição entre os 26 estados avaliados, excluindo o Distrito Federal.