Notícias

Entenda os riscos e perigos de manusear o celular conectado ao carregador

Segundo dados da Abracopel, em 2023 foram registradas 19 ocorrências, sendo 15 delas fatais

Por Redação 27/08/2024 20h08
Entenda os riscos e perigos de manusear o celular conectado ao carregador
Entenda os riscos e perigos de manusear o celular conectado ao carregador - Foto: Reprodução

Mexer no celular enquanto ele está carregando na tomada. Quem Nunca? Embora seja um hábito tentador e corriqueiro, é muito arriscado e pode causar acidentes graves. De acordo com o Anuário de Acidentes de Origem Elétrica Abracopel, em 2023 foram registrados no Brasil 19 ocorrências com dispositivos móveis enquanto carregavam, sendo 15 deles fatais.

Mesmo com o crescente número de ocorrências com óbitos envolvendo o manuseio incorreto do aparelho celular, é comum encontrar pessoas que, mesmo sabendo dos riscos, continuam apostando na sorte. Para evitar que acidentes desta natureza continuem acontecendo, a Equatorial Alagoas faz um alerta sobre os riscos e perigos dessa prática e traz dicas importantes de como utilizar o dispositivo de uma forma segura.

Segundo o executivo de Segurança da Equatorial Alagoas, João Porfírio, nunca devemos utilizar o celular enquanto se encontra no processo de carregamento pois poderá aquecer além do especificado e provocar um curto. Ele também reforça, que é fundamental evitar a utilização de carregadores turbo que não são compatíveis à tecnologia do seu celular e aprovados pelo fabricante.

“Não adianta comprar carregadores turbo ou que prometem carregar o celular mais rápido, se o aparelho não dispõe da segurança para este processo, isso pode ser um risco para a segurança dos alagoanos. Outra dica importante é ter muito cuidado ao substituir baterias, procure sempre produtos de procedência originais e profissionais autorizados para esse serviço”, orienta o executivo.

Porfírio também alerta que, ao carregar o celular é importante retirar a capa de proteção, que contribui para o resfriamento natural do telefone. “O local onde o equipamento será deixado para carregar também faz total diferença. Opte por locais que fiquem distantes de cortinas e áreas molhadas, como banheiros, cozinhas e piscinas”, completa.

O executivo alerta ainda para a prática de deixar o celular carregando em superfícies que são consideradas inflamáveis e fáceis de propagar chamas, como cama, sofá e almofadas.

“Um erro bastante comum é carregar o celular em cima da cama ou embaixo do travesseiro. Em caso de princípio de incêndio, esses materiais queimam com mais facilidade e propagam as chamas a outros ambientes. O correto é realizar o carregamento do aparelho numa superfície lisa, distante da cama, em local arejado e sem a capinha de proteção. Às vezes, a tomada mais próxima fica perto da cama, porém, neste caso, o celular deve ser deixado carregando no chão”, orientou Porfírio.

Confira abaixo mais dicas de segurança:


- É importante utilizar cabos originais e ficar atento quanto à conservação. Antes de conectá-lo à tomada, certifique-se que ele não está danificado e que a fiação interna não está exposta. Se estiver, descarte em local adequado;

- Evite o uso de adaptadores e extensões. Os famosos “Ts” ou benjamins são um dos vilões das instalações elétricas, pois aumentam o risco de sobrecarga nas tomadas, e consequentemente, de acidentes elétricos;

- Procure usar carregadores originais de fabricantes autorizados. Os equipamentos que não são de marcas autorizadas podem causar danos elétricos, como curtos-circuitos e incêndios;




*Com Equatorial