Notícias
Estudantes conhecem o Museu Palácio e têm diálogo participativo com o governador e secretários de Estado
Em um feriado municipal diferente, alunos gremistas apresentaram as necessidades estruturais de 3 escolas estaduais localizadas em Maceió
Mais de 50 estudantes gremistas de três escolas estaduais localizadas em Maceió tiveram um feriado municipal diferente nesta terça-feira (27), repleto de conhecimento e diálogos participativos. Eles conheceram o acervo histórico e cultural do Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), na Praça dos Martírios, e foram recebidos pelo govenador de Alagoas, Paulo Dantas, e secretários de Estado.
“Eu queria muito agradecer porque nós nunca tivemos essa oportunidade de estarmos aqui no Palácio do Governo. É um grande privilégio e até me perguntaram: ‘No feriado e vocês aqui? Vocês estão felizes?’ Sim, estamos! Eu estou muito feliz, e acredito que o pessoal também, porque é uma experiência única e nova”, revelou a estudante Marília de Omena, presidente do Grêmio Escolar Nova Geração, da Escola Estadual Campos Teixeira, uma das três unidades de ensino recebidas nesta terça.
A reunião faz parte de uma série de encontros propostos pelo governador para aproximar a gestão pública estadual da comunidade escolar, no sentido de debater projetos, programas e ações voltadas à melhoria contínua do processo de ensino e aprendizagem.
Segundo Paulo Dantas, a ideia é ouvir todos os estudantes gremistas das 312 escolas da rede pública estadual alagoana. Nesta terça, foi a vez dos 52 estudantes gremistas das escolas estaduais Campos Teixeira (Grêmio Escolar Nova Geração), Professor Edmilson de Vasconcelos Pontes (Grêmio Elite) e Professor Theonilo Gama (Conexão X), todas integrantes da 1ª Gerência Especial de Educação (GEE).
“É uma honra estar recebendo vocês aqui. Essa iniciativa tem o propósito de nos aproximarmos da comunidade escolar como um todo para termos a oportunidade de ouvir os profissionais de educação, as alunas e os alunos. Essa proximidade pode trazer melhores benefícios e resultados mais propositivos para a escola, enfim, para todo o ambiente escolar”, avaliou o governador, em conversa com os estudantes.
Durante a reunião, os alunos apresentaram as carências das escolas como a instalação de condicionadores de ar e melhorias em infraestrutura elétrica, hidráulica e predial. Uma ata foi produzida e assinada pelas autoridades e presidentes dos grêmios estudantis para a execução dos serviços dentro do cronograma pactuado.
“Essa é uma ideia muito bacana que nós tivemos que é receber vocês aqui no Palácio. Nós vamos receber todas as 312 escolas da nossa rede. Começamos aqui por Maceió, depois vamos também ter a alegria de receber os alunos dos outros 101 municípios do estado de Alagoas”, assegurou o govenador.
Para a presidente do Grêmio Conexão X, da Escola Estadual Professor Theonilo Gama, Stefany Abs, o encontro foi bastante produtivo. Ela saiu da reunião com a garantia de que a quadra poliesportiva será recuperada e a coleta de lixo, melhorada. “É uma oportunidade e tanto, um marco histórico, porque nem todos têm essa oportunidade, e eu sou grata”, declarou.
*Com Agência Brasil