Notícias
Mestra Irinéia é a homenageada da vez na 8ª edição do Festival Carambola
O festival está previsto para o dia 15 de novembro e já conta com a grande artista nacional, Liniker.
A 8ª edição do Festival Carambola, principal evento alagoano de arte, música e formação, já tem data marcada e, como maior surpresa, carregará neste ano o grande nome da ceramista do Muquém, Mestra Irinéia. O evento está previsto o dia 15 de novembro, uma sexta-feira, e toda a divulgação e preparação tem sido pensada em torno da arte e do legado de Irinéia.
Irinéia Rosa Nunes da Silva, ou Mestra Irinéia como é mais conhecida, é uma das mais reconhecidas artistas da cerâmica popular brasileira. A história de dona Irinéia, Mestra artesã do Patrimônio Vivo de Alagoas desde 2005, está entrelaçada com a história do povoado quilombola Muquém, em União dos Palmares.
Dona Irinéia começou a ajudar sua mãe no sustento da família fazendo panelas de barro. Posteriormente, o costume de fazer promessas aos santos de quem se é devoto, quando se está passando por alguma provação ou doença, fez surgir para a artesã outras encomendas. Na promessa, quando a graça é alcançada, os devotos costumam levar a parte do corpo curado representado em uma peça de cerâmica, como agradecimento para o santo, assim, dona Irinéia começou a fazer cabeças, pés e assim por diante.
“Escolhemos a Mestra Irinéia movidos pelo desejo de homenagear uma mulher em vida. A obra dela já se expandiu para o mundo todo. E também temos uma escultura dela na orla de Maceió. Com o festival, nossa expectativa é que o nome e a estética das cerâmicas da Mestra se propaguem ainda mais pelo Brasil. Temos muito orgulho dela e foi uma felicidade incrível ela ter topado nosso convite”, afirmou Didi Magalhães, sócia-diretora e diretora de arte do festival.
O Festival Carambola já entrou para a agenda cultural do estado e trabalha sob essa preocupação em propagar e abrir conexões da arte local para com fazedores culturais de outros lugares. Todos os anos o festival traz em sua identidade visual elementos inspirados na vida e obra de grandes personalidades ou riquezas culturais alagoanas, como foi o caso do Mestre Nelson da Rabeca, em 2023, e o povoado da Ilha do Ferro, em 2022.
Este ano, a edição que homenageará a Mestra Irinéia, já conta com uma line diversificada mesclando artistas locais com outros nomes da música. O Festival Carambola já confirmou Liniker (SP), Bandalos Chinos (Argentina), Cavalo de Pau (CE), Coletivo AfroCaeté convida Chau do Pife (AL), Flora (AL) e Juliana Linhares (RN) + Fernanda Guimarães (AL).
O evento acontecerá na Associação dos Delegados de Polícia de Alagoas (ADEPOL) de Maceió e a compra dos ingressos pode ser feita virtualmente no endereço https://www.ingresse.com/festi...