Notícias
Caixa-preta de avião da Voepass gravou gritos, estrondo e pergunta de copiloto
Ao perceber a queda, o copiloto afirmou ser necessário "dar potência" à aeronave, uma medida para tentar estabilizar o avião
A caixa-preta do avião ATR-72 da Voepass que caiu na última sexta-feira (09) em Vinhedo (SP) registrou falas dos pilotos instantes antes da colisão com o solo, segundo a TV Globo. Um pedido do copiloto para dar potência ao avião, bem como gritos e um estrondo foram gravados pelo sistema, analisado no momento pelo Centro de Investigação e Prevenção e Acidentes (Cenipa), da Força Aérea.
São cerca de duas horas de conversas na cabine. Os dados extraídos das caixas-pretas indicam que a aeronave sofreu uma perda repentina de altitude. Ao perceber a queda, o copiloto afirmou ser necessário "dar potência" à aeronave, uma medida para tentar estabilizar o avião. Um minuto depois acontece o choque com o solo, e a gravação é finalizada com o som de gritos e um estrondo.
O Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo informou na manhã desta quarta-feira que conseguiu identificar 52 corpos retirados dos destroços do avião da Voepass Linhas Aéreas, que caiu em Vinhedo, no interior do estado. Até o momento, 27 restos mortais foram liberados para os familiares.
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) acrescentou, em nota, que a partir das 8h30 se inicia o processo de comunicação aos familiares para as devidas liberações.Ao todo, mais de de 40 médicos, equipes de odontologia legal, antropologia e radiologia trabalham na identificação das vítimas.
A maioria das vítimas era oriunda do Paraná. A aeronave partiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP) na sexta-feira. Havia entre as vítimas três venezuelanos e uma mulher com cidadania portuguesa.