Notícias

União dos Palmares aparece ocupando o 5º lugar no Ideb de 2023

Os resultados divulgados do Ideb servem também como um importante parâmetro para os gestores educacionais avaliarem e ajustarem suas estratégias de acordo com possíveis déficits.

Por Redação 16/08/2024 08h08 - Atualizado em 16/08/2024 08h08
União dos Palmares aparece ocupando o 5º lugar no Ideb de 2023
Prefeito Kil na entrega de material escolar no ano passado - Foto: Assessoria

Ocupando o 5º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, a educação de União dos Palmares ganha destaque com uma nota de 9,7 nos anos iniciais do ensino fundamental. O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na quarta-feira, 14 de agosto.

O destaque deve-se principalmente à Escola Municipal Doutor José de Medeiros, a unidade educacional que alcançou o principal as maiores notas no município, nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A nota possibilitou que União dos Palmares estivesse entre os dez melhores municípios do Brasil nessa categoria.

O Ideb trata-se do principal indicador de qualidade da educação básica em todo o país, avaliado a cada dois anos. Para compor o índice, o MEC considera as notas dos estudantes quanto ao seus níveis de proeficiência em Português e Matemática, aplicadas pelo Saeb, além dos índices de aprovação e do fluxo escolar, obtidos pelo Censo Escolar. A nota final varia de 0 a 10, e mede o desempenho geral das escolas, municípios, estados e do Brasil como um todo.

O prefeito Kil Freitas, grande investidor na área da educação palmarina, ressaltou que o resultado do Ideb 2023 é reflexo das políticas educacionais implementadas na cidade, priorizando o suporte aos estudantes e a melhoria constante da qualidade do ensino. Nos últimos anos, a gestão investiu tanto em infraestrutura, quanto no suporte estudantil.

“O resultado do Ideb em 2024 é gratificante, já que reflete todo o nosso desempenho para desenvolver cada vez mais a educação. União dos Palmares tem evoluído na educação graças ao suporte que a prefeitura tem assegurado aos estudantes”, afirmou o prefeito Areski de Freitas.

Os resultados divulgados do Ideb não só servem para demonstrar o avanço da educação, mas também como um importante parâmetro para os gestores educacionais avaliarem e ajustarem suas estratégias de acordo com possíveis déficits em questões como a promoção de equidade, por exemplo.