Notícias

Mais Água Alagoas: Governo e Casal avançam com esgotamento sanitário e inauguram Estação Elevatória em Maceió

Obras que integram o programa serão anunciadas também em Joaquim Gomes, Palestina e Marechal Deodoro

Por redação 26/07/2024 16h04
Mais Água Alagoas: Governo e Casal avançam com esgotamento sanitário e inauguram Estação Elevatória em Maceió
Estrutura integra o Sistema de Esgotamento Sanitário do Tabuleiro do Martins, por meio de uma Parceria Público-Privada - Foto: Ascom Sanama

O Governo do Estado, através da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), entrega à população de Maceió, nesta segunda-feira (29), a Estação Elevatória de Esgoto 03 (EEE-03), estrutura que integra o Sistema de Esgotamento Sanitário do Tabuleiro do Martins. A obra integra o programa Mais Água Alagoas, que vai universalizar o abastecimento de água e o saneamento básico no estado até 2033.

A inauguração ocorrerá às 10h, e contará com as presenças do governador Paulo Dantas, do secretário de Estado de Governo, Vítor Pereira, do presidente da Casal, Luiz Neto, e de diretores da empresa Saneamento Alta Maceió (Sanama), responsável pelas obras e que mantém uma Parceria Pública-Privada com a companhia estadual.

“Essa é mais uma obra de uma série que integra o Mais Água Alagoas, um dos programas mais importantes do Governo de Alagoas. Seremos o primeiro estado a universalizar a água e o saneamento, levando a toda população melhor qualidade de vida, mais saúde e mais dignidade”, afirma Vitor Pereira.

Com investimento de R$ 43 milhões, a EEE-03 fica na Travessa Padre Cícero, ao lado do novo IML, no Tabuleiro. A estrutura recebe o esgoto bruto, in natura, das regiões do Tabuleiro do Martins, Santa Lúcia, Santos Dumont e Clima Bom, beneficiando diretamente cerca de 130 mil pessoas.

Em seguida, o esgoto é bombeado até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Benedito Bentes, que já opera desde 2019, onde passa por tratamento, em conformidade com a legislação ambiental e com o uso de tecnologia moderna, até resultar em um efluente que pode ser reaproveitado ou devolvido à natureza sem causar nenhum impacto.

“A implantação de rede de esgotamento sanitário é um marco civilizatório que promove a eliminação de doenças transmitidas por água contaminada, eliminação do acúmulo de água residual não tratada das proximidades da comunidade, eliminação de mau cheiro e proliferação de insetos, além de valorização imobiliária e proteção do meio ambiente”, apontou o presidente da Companhia, Luiz Neto.

A PPP entre Casal e Sanama teve início em 2014, quando houve a assinatura do contrato. Nos anos seguintes, começaram as obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), situada no Benedito Bentes, e implantação de dezenas de quilômetros de redes coletoras, caixas de inspeção em cada imóvel contemplado, além de coletores-tronco e estações elevatórias.

A meta é beneficiar 300 mil habitantes dos bairros Cidade Universitária, Santos Dumont, Clima Bom, Tabuleiro do Martins, Santa Lúcia, Antares e Benedito Bentes. Atualmente, 162 mil moradores já são beneficiados, ou seja, possuem à disposição a rede coletora de esgoto operante. O investimento total da PPP, que tem prazo de 30 anos, deve chegar a R$ 248.618.495,00. Por meio dessa parceria, a Sanama opera o sistema em conjunto com a Casal durante todo o período do contrato.









*Com Agência Alagoas