Notícias

Prefeituras têm mais 10 dias para preencher o Censo das Unidades Básicas de Saúde

Mais de 21 mil UBSs não iniciaram o preenchimento do questionário e outras 5.355 ainda precisam concluir a pesquisa. Censo é necessário para o Ministério da Saúde identificar carências

Por redação 23/07/2024 13h01
Prefeituras têm mais 10 dias para preencher o Censo das Unidades Básicas de Saúde
Sistema Único de Saúde (SUS). - Foto: Reprodução

O prazo para gestores municipais responderem ao Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde se encerra em 31 de julho. Até o momento, 21.654 UBSs ainda não responderam o questionário e outras 5.355 precisam completar a pesquisa. O responsável deve acessar o sistema e-Gestor e preencher as perguntas do questionário, que são dirigidas a um respondente por UBS, em conjunto com sua equipe.

O censo das UBS é um levantamento coordenado pelo Ministério da Saúde em parceria com os conselhos nacionais de secretarias municipais e estaduais de Saúde e a Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde para entender as necessidades dos profissionais e usuários das cerca de 50 mil UBSs em todo o Brasil. A apuração identifica as áreas prioritárias para investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) e as demandas dos trabalhadores das unidades e dos gestores locais em relação à infraestrutura, insumos, equipamentos e oferta de ações e serviços.

Além disso, 2024 marca 30 anos da implantação da Estratégia Saúde da Família (eSF) no Brasil, tornando o censo uma oportunidade histórica para compreender a situação da Atenção Primária à Saúde (APS).

“O censo tem o objetivo de identificar os gargalos, as insuficiências relacionadas ao acesso com vistas a garantir a qualidade, os atributos e diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica, realizar diagnóstico da infraestrutura, estimular a cultura da avaliação e gerar dados para fundamentar a estratégia de alocação do custeio”, afirma Jérzey Timóteo, secretário adjunto da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) .



















*Com AMA