Notícias

Nível do rio Mundaú começa a baixar em União dos Palmares

De acordo com os dados da Defesa Civil do município, não há com o que se preocupar no momento.

Por redação 10/07/2024 18h06 - Atualizado em 10/07/2024 19h07
Nível do rio Mundaú começa a baixar em União dos Palmares
Rio Mundaú, em União dos Palmares. - Foto: Reprodução / Google Maps

Nas primeiras horas desta quarta-feira (10/7), o rio Mundaú havia atingido a cota de atenção de 470 cm após a grande quantidade de chuva que atingiu o estado de ontem para hoje e, felizmente, a situação foi revertida e neste momento o nível do rio encontra-se abaixo da cota de atenção, com 379 cm, não apresentando neste caso nenhum risco de inundação.

O escoamento do Rio Mundaú irá elevar seu nível nos municípios à jusante de União dos Palmares (Murici e Rio Largo) atingindo as respectivas cotas de atenção nas próximas horas, porém com tendência de estabilização sem atingir o nível de transbordamento. As previsões apresentadas pela Defesa Civil são baseadas em modelos hidrológicos e estão sujeitas às incertezas inerentes aos mesmos.

O Zona 10 procurou o coordenador da Defesa Civil de União dos Palmares, que nos informou que o monitoramento está sendo realizado com frequência e que a diminuição das chuvas contribuiu para o recuo do nível do rio.

"Neste momento o rio está baixando. As chuvas em Pernambuco diminuíram e com esse resultado não há com que se preocupar. Estamos monitorando com frequência as chuvas em nossa região e na cabeceira do rio mundaú que fica localizado em Garanhuns", disse o bombeiro civil, Almir.