Notícias

Rio Mundaú ultrapassa cota de atenção em União dos Palmares

Os dados da Defesa Civil foram divulgados na manhã desta quarta-feira (10/7) e, apesar do alerta, os rios não transbordaram.

Por redação 10/07/2024 13h01 - Atualizado em 10/07/2024 13h01
Rio Mundaú ultrapassa cota de atenção em União dos Palmares
Rio Mundaú, em União dos Palmares. - Foto: Divulgação

Dois importantes rios de Alagoas atingiram a cota de atenção após as chuvas que atingem Alagoas desde o último fim de semana, provocando a elevação dos rios Mundaú e Jacuípe. Enquanto o rio Jacuípe oferece perigo para o município de Jacuípe, o mesmo acontece com o União dos Palmares e Rio Largo em relação ao rio Mundaú.

Os dados da Defesa Civil foram divulgados na manhã desta quarta-feira (10/7) e, apesar do alerta, os rios não transbordaram. Esse risco aumenta, entretanto, caso as chuvas se intensifiquem nos próximos dias.

"As chuvas devem diminuir, mas devem continuar. Devemos ter menor volume de chuvas, intercalado com períodos secos. Mas com o solo encharcado, a preocupação é redobrada porque já tivemos volumes consideráveis", explica o capitão Douglas Gomes, da Defesa Civil Estadual.

Há também um preocupação com a cidade de Correntes, em Pernambuco, onde o rio Rio Mundaú está com o nível acima da cota de atenção.

"Essa água desce para Alagoas, por isso a preocupação. Não tem riscos, por enquanto, de transbordar, mas o alerta aumenta caso volte e chover. Estamos monitorando", afirma o capitão Douglas Gomes.

Rios e lagoas com níveis elevados (até as 11h35):

Jacuípe (Jacuípe): está em 441 cm. A cota de atenção é de 420 cm e a cota de transbordamento é de 530 cm.
Rio Mundaú (Rio Largo): está em 711 cm. A cota de atenção é de 725 cm e a cota de transbordamento é de 860 cm.
Rio Mundaú (União dos Palmares): está em 480 cm. A cota de atenção é de 470 cm e a cota de transbordamento é de 580 cm.