Notícias

Kil anuncia evento de empreendedorismo em União que reunirá 100 mulheres de diversos países

O 8º Encontro Internacional de Mulheres Negras Urbanas e Quilombolas acontecerá durante três dias no município .

Por Laura Costa 05/07/2024 18h06 - Atualizado em 05/07/2024 18h06
Kil anuncia evento de empreendedorismo em União que reunirá 100 mulheres de diversos países
. - Foto: Zona 10

Entre os dias 19 a 21 de julho será realizado o 8° Encontro Internacional de Mulheres Negras Urbanas e Quilombolas – EIMNUQ na cidade de União dos Palmares, resultado de uma parceria do Fecomércio AL com a Secretaria de Turismo do município. O prefeito Kil anunciou a novidade por meio do seu Instagram na tarde desta quinta-feira (5/7).

O objetivo do projeto é promover diálogos, discussões, rodas de conversas, palestras e propostas de ação para dar visibilidades às demandas sociais e políticas das mulheres negras, estimulando a incidência política delas nos espaços de poder e decisão, na busca por uma reparação histórica para a população negra, justiça e democracia inclusiva.

De acordo com a secretária de turismo, Izabel Gomes, o evento ainda busca fortalecer o empreendedorismo das mulheres negras e trabalhar o legado conquistado e o que ainda será conquistado. " Vamos abranger os principais pontos do afro e e conversar com mulheres quilombolas", disse a secretária.

Ao lado do presidente do Fecomércio, Adeildo Sotero, Kil destacou a importância de União dos Palmares ter sido escolhida para sediar o evento e celebrou a oportunidade de receber centenas de turistas que conhecerão as riquezas culturais presentes no município, como a Serra da Barriga, que será um dos locais onde ocorrerá o EIMNUQ.

"Fico muito feliz em ver União sendo valorizada e lembrada desta maneira e agradecer ao presidente Adeildo Sotero, que é palmarino, por ter trazer este evento para nossa cidade, não poderia ser diferente", disse o gestor.

Além da Serra, o Povoado Quilombola Múquem e o Quilombo Park Hotel também estão no radar para receber os visitantes durante a programação do evento. A última edição aconteceu na Bahia e contou com mulheres de países como Angola e França.