Notícias
Enchente que atingiu União dos Palmares em 2022 completa dois anos
Cerca de 400 pessoas ficaram desabrigadas em União dos Palmares.
O dia 2 de julho marca dois anos de uma das maiores enchentes da Zona da Mata alagoana. Dezenas de municípios sofreram com inundações e até deslizamentos de terra causados pelo grande volume de chuva que atingiu o estado nos primeiros dias de julho de 2022. Apesar do trabalho árduo das equipes de Defesa Civil e de monitoramento, não foi possível evitar que centenas de famílias fossem afetadas diretamente. Nos dias em que as águas do Rio Mundaú tomavam as ruas, União dos Palmares chegou a registrar cerca de 400 pessoas desabrigadas.
Dos 102 municípios alagoanos, 57 apresentaram situação de emergência e aproximadamente 68 mil pessoas foram obrigadas a deixar suas casas. O meteorologista Vinícius Pinho afirmou na época que todas as bacias hidrográficas de Alagoas tinham sido afetadas. O cenário de destruição até gerou dúvidas na população, que questionou se a enchente de 2022 teria superado a de 2010.
No entanto, não demorou muito para que municípios como União dos Palmares, São José da Laje, Branquinha, Murici, Atalaia, entre outros, iniciassem com vigor um período de reconstrução de ruas, estradas, praças, escolas e estabelecimentos comerciais que foram prejudicados pela a força da natureza.