Notícias

União dos Palmares ocupa o 4º lugar entre os municípios alagoanos que mais alfabetizam

A meta proposta pelo Criança Alfabetizada para 2023 foi que cada estado da federação alcançasse ou superasse o resultado obtido no período pré-pandemia.

Por Redação 07/06/2024 09h09 - Atualizado em 07/06/2024 17h05
União dos Palmares ocupa o 4º lugar entre os municípios alagoanos que mais alfabetizam
Prefeito Kil na entrega de material escolar no ano passado - Foto: Assessoria

Como reflexo dos investimentos da gestão de Kil Freitas na educação, os resultados da pesquisa do Criança Alfabetizada apontaram União dos Palmares como o quarto município mais alfabetizado do estado de Alagoas. Há duas semanas, na terça-feira (28), o Ministério da Educação (MEC) divulgou o ranking de alfabetização nacional dos alunos da rede pública. 

O índice divulgado é calculado com base nos resultados das avaliações do 2º ano do fundamental e na recuperação das aprendizagens das crianças dos 3º, 4º e 5º anos afetadas pela pandemia.

Alagoas se destacou junto a outras 18 UFs e, dentro do estado, o ranking municipal foi bem ocupado pela zona da mata. Segundo os dados divulgados, União dos Palmares obteve um percentual de 80% de crianças alfabetizadas na idade correta em 2023, o que colocou o município em quarto lugar no ranking alagoano.

O prefeito comemorou em redes sociais o destaque recebido como retorno de seus constantes investimentos na rede da educação, que vão desde reformas em unidades educacionais à abertura de creches e concessão de kits de materiais escolares aos alunos.

"[...] É um resultado que veremos no futuro das nossas crianças e adolescentes, porque todo esse investimento vai repercutir exatamente na formação profissional e pessoal [deles] para que tenhamos bons cidadãos no futuro. Por isso, fico muito feliz em observar mais esse índice nos mostrando que estamos no caminho certo e preparando o futuro de União", afirmou o gestor.

Além disso, a educação palmarina já recebeu destaque em outros índices do estado ocupando o sexto lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o primeiro lugar no Índice de Qualidade Educacional de Alagoas (IQEAL), que usa como critérios de análise dos indicadores de qualidade, acesso, permanência e melhoria nos resultados de aprendizagem e alfabetização.