Notícias

Criança falece com suspeita de dengue e família alega negligência do HRM

Nickollas havia dado entrada no hospital com suspeita de dengue na quinta-feira (23) e veio a falecer ontem (28).

Por Redação 29/05/2024 10h10
Criança falece com suspeita de dengue e família alega negligência do HRM
Nickollas Thyrone Alves Bezerra - Foto: Arquivo Pessoal

O menino, identificado com o Nickollas Thyrone Alves Bezerra, havia dado entrada no Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares, na última quinta-feira (23) com suspeita de dengue e veio a falecer nesta terça (28).

Segundo informações de um parente próximo, a criança foi levada ao hospital na quinta com sintomas da doença, ele apresentava inchaços, vermelhidão, manchinhas e febre forte. Após consulta, a médica alegou a suspeita de dengue e, após medicação, quando a febre baixou, Nickollas foi dispensado.

As recomendações foram de mantê-lo hidratado e administrar o uso de dipirona, se necessário. Contudo, a familiar afirma que, na sexta-feira (24), a criança piorou e que por isso foi levado a um posto no Alto do Cruzeiro. De lá, Nickollas foi encaminhado com urgência ao hospital em estado grave.

“Chegando lá [no hospital], fizeram um hemograma e um exame de urina. Detectaram que ele estava com os rins e o fígado comprometidos. Deixaram ele internado, mas na ala azul”, disse a familiar.

Ainda em relato, ela acrescenta que a criança se queixou de dores no abdômen e na perna, queixas que não foram verificadas por nenhum outro exame extra.

“No domingo pela manhã, fizeram um exame de plaquetas, e estavam baixas já, mas não fizeram mais nenhum exame. E não tomara nenhuma providência, nem de transferir, nem de trazer banco de sangue, nem nada”, ela esclarece.

Ela ainda conta que apenas ontem trouxeram banco de sangue ao hospital, mas que, ainda assim, não foi realizada nenhuma transfusão na criança.

“Ele teve complicação, botaram sonda nele, pois ele não estava urinando mais. Deu trombose pulmonar. Ele reclamou que os dentes estavam moles; estava com hemorragia já”, disse ela.

Nickollas faleceu às 16h da tarde.

“Deram três doses de tramal para ele, coisa que não se pode dar para quem está com dengue […] E eu tenho certeza que esse foi o motivo. E teve uma das médicas que foi examinar a perna dele, e disse que ele estava com um pouco de ‘dengo’. Não fizeram nada. Então, para mim, isso é negligência”, finaliza o relato.