Notícias

Conheça o APP Serra da Barriga, que pretende acrescentar à experiência turística do Parque Memorial

O APP Serra da Barriga foi desenvolvido pelo estúdio Núcleo Zero em parceria com a ANAJÔ, com o apoio da Fundação Palmares e patrocínio do TikTok.

Por Redação com assessoria 24/05/2024 11h11 - Atualizado em 24/05/2024 11h11
Conheça o APP Serra da Barriga, que pretende acrescentar à experiência turística do Parque Memorial
O aplicativo deve complementar a experiência de visitação ao Parque Memorial - Foto: Reprodução / Instagram

Amanhã (25), a Serra da Barriga será inaugurada após a reforma realizada em prol da modernização do patrimônio histórico. Além das reformas estruturais, a experiência turística também será aprimorada com a integração do aplicativo Serra da Barriga.

O APP Serra da Barriga é uma ferramenta inovadora utilizada para garantir maior imersão enriquecendo a experiência dos visitantes do Parque Memorial. Seu principal objetivo é fornecer um conteúdo exclusivo sobre a história da Serra da Barriga, um dos maiores símbolos de resistência do povo negro no Brasil.

Além disso, o aplicativo traz a modernidade, conectando a Serra da Barriga e o Parque Memorial com o mundo, divulgando e transmitindo o conhecimento do legado deixado pelo Quilombo dos Palmares e os guerreiros quilombolas.

Com o uso de QR Codes, o aplicativo permitirá que os usuários acessem vídeos, mapas, fotos, áudios e textos sobre cada local da serra e seus significados, proporcionando um conteúdo interativo e informativo único. Se utilizando da tecnologia, também será possível que os visitantes acessem uma exposição virtual 3D dos artefatos descobertos nas pesquisas realizadas no local, nos últimos anos.

Um dos mecanismos que mais deve chamar atenção no APP é a funcionalidade que permite que o usuário possa tirar uma 'selfie histórica' ao lado de figuras importantes da história do Quilombo, em seus cenários reais.

Esse conteúdo, disponibilizado unicamente no aplicativo, virá para complementar a experiência na visitação que acontecerá pela inauguração do espaço reformado. A data de 25 de maio marca o Dia da África e também o dia em que a infraestrutura do parque foi concluída e entregue à Fundação Cultural Palmares em 2007. 

A Serra da Barriga é Patrimônio Cultural Brasileiro e, desde 1986, está inscrita no Livro do Tombo Histórico e no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico.