Notícias
PM do Espírito Santo resgata trabalhadores alagoanos que estavam em situação análoga à escravidão em fazenda, anuncia deputado
A Polícia Militar do Espírito Santo localizou e resgatou, no final da tarde desta terça-feira (14), os alagoanos que estavam trabalhando em situação análoga à escravidão em uma fazenda localizada no interior do Espírito Santo. O anúncio do resgate foi feito pelo deputado estadual Cabo Bebeto (PL) no final da sessão de hoje, na Assembleia Legislativa.
O parlamentar contou que, após receber o vídeo, na manhã de hoje, entrou em contato com uma das vítimas que, apesar da dificuldade de comunicação no local, conseguiu enviar a localização do grupo.
Segundo Bebeto, a Polícia Militar daqui acionou a Polícia Militar do ES, que conseguiu chegar à fazenda, onde os policiais aguardam a chegada de uma equipe do Ministério Público do Trabalho (MPT) para realização dos procedimentos cabíveis.
Ainda conforme o deputado, há denúncias de outras propriedades na mesma região que estariam mantendo trabalhadores, inclusive outros alagoanos, em situação análoga à escravidão.
Em nota encaminhada à imprensa, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas (SRTE/AL) confirmou o resgate, destacando: “Estamos, neste momento, coordenando os esforços para garantir a segurança e o bem-estar dessas pessoas. A Superintendência tem mantido contato permanente com a Secretaria de Assistência Social do ES para organizar o transporte e trazer os trabalhadores de volta a Alagoas. Inclusive, o Órgão já entrou em contato conosco para assegurar que todos cheguem em segurança”.
A denúncia do grupo, oriundo de Penedo, foi feita por meio de vídeo que circulou durante todo o dia nas redes sociais e repercutiu na imprensa alagoana.