Notícias
Passagem de tornado na China deixa 5 mortos e 33 feridos
Análise feita pelo governo chinês estima que evento catastrófico atingiu nível três de intensidade
Um intenso tornado atingiu a cidade de Guangzhou, no sul da China, neste fim de semana, e deixou cinco mortos e outras trinta e três pessoas feridas, segundo a imprensa local.
As autoridades apontaram 141 edifícios danificados — nenhuma casa foi atingida. Uma avaliação preliminar feita pelo governo indica que o tornado atingiu nível três de intensidade, dois abaixo do mais alto.
Guangzhou tem 19 milhões de habitantes e fica a cerca de 130 quilômetros de Hong Kong. A vila de Zhongluotan, no distrito de Bayun, também foi atingida pelo tornado.
O sul do país registrou vários dias de fortes chuvas na última semana. Segundo a Reuters, autoridades evacuaram 100 mil pessoas da província de Guangdong, que teve diversos pontos de alagamentos em razão de fortes chuvas.
As linhas de energia foram derrubadas e as redes de telefonia móvel interrompidas em toda a região. Milhares de chineses estão desabrigados.
O tornado e as tempestades foram provocados pelo fenómeno climático El Niño e por uma máxima subtropical mais forte do que o normal, ainda segundo a Reuters.
A Agência Meteorológica da China está alertando que fortes chuvas e tempestades devem continuar até o final do mês.