Notícias
Alagoas apresenta a quinta menor incidência de dengue do país, segundo Ministério da Saúde
Especialistas apontam a circulação de sorotipos diferentes do vírus como causa no aumento dos casos no país
Apesar do salto histórico nos casos de dengue no Brasil, Alagoas tem o quinto menor coeficiente de incidência da doença, segundo o Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde.
O estado apresentou coeficiente de 162,3 casos prováveis a cada 100 mil habitantes, ficando atrás apenas de Sergipe (144,2), Maranhão (134,9), Ceará (107,6), e Roraima (40,2).
O Distrito Federal é a unidade federada com maior coeficiente de incidência, apresentando 8.198,7 casos a cada 100 mil habitantes.
De acordo com o professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Mina Gerais (UFMG), Este ano, há uma situação atípica com os sorotipos circulando simultaneamente, com uma maior prevalência dos tipos 3 e 4, por exemplo.
"Isso afeta uma população bastante vulnerável, pois ocorre a entrada de novos sorotipos entre pessoas que não tiveram contato com a doença por um longo período", explicou ele, em entrevista ao Jornal O Globo.
PREVENÇÃO
A única forma de se proteger da dengue, zica e chikungunya é minimizando as chances de proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor dessas doenças.
O Portal 7Segundo reforça seu compromisso com a saúde pública e, em acordo com o que determina o Ministério da Saúde, orienta a mobilização contra o mosquito. A participação social é fundamental para vencer a luta contra o aedes aegypti.