Notícias
Na abertura da Semana Jorge de Lima, Kil mantém característica de homenagear palmarinos em vida
Nomes da cultura de União dos Palmares foram celebrados e agradeceram o reconhecimento.
A abertura da Semana Jorge de Lima foi tomada pela emoção nessa segunda-feira (22) em União dos Palmares, berço do renomado, entre várias atribuições artísticas, poeta, romancista, pintor, político, médico, biógrafo, ensaísta e tradutor brasileiro.
Sob o teto onde viveu o famoso príncipe dos poetas, fazedores de cultura palmarina receberam das mãos do prefeito Kil Freitas, da secretária Elizabete e outras autoridades, a certificação correspondente aos nomes contemplados pela Lei Paulo Gustavo, funcionando como um momento simbólico de homenagear e reconhecer a importância cultural dessas personalidades para a histórica capital da Zona da Mata Alagoana.
"Eu, sinceramente, nunca tinha visto em todos esses anos um governo de União que desse tanto valor pra gente da cultura como a gestão atual. Aqui, nós somos vistos e lembrados, temos oportunidades e valorização", afirmou o escritor Mauricío Marques, um dos homenageados.
Kil é um prefeito que imprimiu em seus governos a marca de homenagear palmarinos ainda em vida, como já é de praxe no projeto Som na Praça, por exemplo, onde palmarinos com relevantes contribuições, seja social ou cultural, para a cidade, são homenageados.
Além de Mauricio, entre os homenageados, a Gastrônoma e ialorixá Mãe Neide Oyá d’Oxum, o o capoeirista mestre Vita, os escritores Gilmar de Oliveira e Arthur Nascimento, os benzedeiros Antônio Manoel, Edlene Nunes, Josefa Maria e Luzinete Maria, representantes de Matriz Africana Maria Cícer e Milton Batista, e na categoria de personalidades, José Marcelo dos Santos, Linaldo Genésio e Cledison Alan Cardoso.
Durante a abertura, foi oficializada também a exposição de fotos artísticas com a temática local, dos artista Diego, João Paulo, José Marcelo, Rayane, Magno e Oziel.