Notícias

Junior Menezes comparece ao lançamento do Programa Criança Alfabetizada

O vice-prefeito, em nome do Prefeito Kil, compareceu junto a equipe da Secretaria Municipal de Educação de União.

Por Redação com assessoria 20/03/2024 18h06
Junior Menezes comparece ao lançamento do Programa Criança Alfabetizada
Junior Menezes e a Secretária de Educação do Estado, Roseane Vasconcelos - Foto: Assessoria

Nesta quarta-feira (20), o vice-prefeito de União dos Palmares, Junior Menezes, compareceu ao evento de lançamento do Programa Criança Alfabetizada, iniciativa do Governo do Estado que, em parceria com os municípios alagoanos, pretende beneficiar 80 mil estudantes. O evento aconteceu no Centro de Convenções, em Maceió, e contou com a presença da Secretária da Educação Roseane Vasconcelos e gestores municipais de Educação.

"Vamos continuar trabalhando, e buscando ainda mais investimentos e ações importantes para a nossa educação. Parabéns ao Governador @paulodantasalagoas, à secretária de educação do Estado @prof.roseanevasconcelos e ao @prefeito_kil. " afirmou Menezes via redes sociais.

Sobre o programa

O programa Criança Alfabetizada tem como finalidade alfabetizar as crianças alagoanas até os sete anos de idade e é um dos vários que integram o programa Escola 10 e que visam a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. 

Ele funciona por meio do regime de colaboração entre o Estado, representado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e os municípios alagoanos, uma parceria que abrange, dentre outras ações, formações de professores/gestores, oferta de material didático complementar e pagamento de bolsas para articuladores de ensino nas redes municipais.

“Ao longo dos últimos anos, o regime de colaboração entre Estado e municípios tem rendido ótimos resultados para a educação de Alagoas e estamos aqui para fortalecer esta parceria. O Governo Paulo Dantas está comprometido com a Educação em uma esfera que envolve desde o público da primeira infância até o ensino médio. As ações do Criança Alfabetizada refletirão em um público de 80 mil estudantes que estão na fase de letramento”, disse a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.

Renalfa

A partir deste ano, o Criança Alfabetizada contará também com o apoio da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa). A rede está ligada ao Ministério da Educação (MEC), que destina bolsas de formação a representantes das secretarias estaduais de Educação e dirigentes municipais de Educação que atuarão com foco na alfabetização de crianças.

Articulador da Renalfa em Alagoas e coordenador do Criança Alfabetizada, Daniel Marinho garantiu que as ações da rede não vão se sobrepor ao programa estadual, mas complementá-lo e torná-lo ainda mais robusto. “Enquanto programa estadual, temos como foco a alfabetização na idade certa. Na Renalfa, por exemplo, teremos ações voltadas para recomposição de aprendizagem com os alunos de 3°, 4° e 5° anos”, adiantou.

Ele também enumerou os avanços alcançados pelo Programa Criança Alfabetizada. “Em 2023, registramos melhoria de 89% nos índices de leitura e participação de 35.394 estudantes. Para este ano, já entregamos 84 mil kits de livros que ajudarão a trabalhar a leitura e escrita de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental”, pontuou.

Parceria vai fortalecer a Educação de Alagoas. Foto: Thiago Athaide / Ascom Seduc

Tags: