Notícias
Programa Crescer: Trabalho de monitoramento visa fortalecer a Primeira Infância em União dos Palmares
O TeleCrescer é um diferencial no programa e assiste crianças de 0 a 2 anos.
Um projeto destinado à Primeira Infância foi desenvolvido em União dos Palmares e já alcançou centenas de famílias . O Programa Crescer, iniciado em maio deste ano, trabalha de forma intersetorial, abrangendo as secretarias de saúde, educação e assistência social do município. O Telecrescer, um monitoramento realizado por uma equipe técnica, por meio da secretária de saúde, após o nascimento de bebês palmarinos, é um diferencial do programa.
De acordo com o coordenador do Comitê Municipal da Primeira Infância, Diego Calixto, o objetivo do programa é melhorar indicadores essenciais dos primeiros anos de vida de uma criança, como a mortalidade infantil, frequência escolar e imunização. As mães também foram incluídas e recebem assistência durante o pré-natal e na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST).
No âmbito da educação, o programa busca universalizar o serviço de creche, proporcionando a criança o conhecimento sobre a cultura local, a importância do brincar e a segurança alimentar, através das práticas pedagógicas, enquanto na Assistência Social um grupo específico de gestantes recebe um acompanhamento pela equipe do CRAS, com foco no pré-natal e na segurança alimentar, envolvendo a doação de cestas básicas. Durante o apoio assistencial, as crianças ainda são cadastradas no programa estadual Criança Alagoana (CRIA).
"Todas as ações desenvolvidas com o apoio da secretaria de Assistência Social em prol da mãe e da criança palmarina, vão proporcionar mais qualidade de vida. Avançar em políticas públicas para a Primeira Infância será sempre um compromisso meu com a sociedade e, acima de tudo, fico muito feliz em ver o sucesso do nosso trabalho", disse a secretária de Assistência Social, Gabriela Freitas.
TeleCrescer
O TeleCrescer, setor criado dentro do Programa Crescer, foi desenvolvido com o intuito de telemonitorar as crianças que nascem em União dos Palmares. A ação da secretária de saúde busca, por meio de uma equipe técnica, acompanhar a vida inicial da criança, explica Diego Calixto.
"Inicialmente as ações se estendem até os dois anos de idade, mas nossa meta é ampliar até a faixa-etária dos 6 anos incompletos", ressalta o coordenador.
Após o nascimento do bebê, a mãe recebe uma ligação da equipe do telecrescer, que colhe informações da alta hospitalar da criança, acompanha o histórico de vacinação dos primeiros dias, o aleitamento materno exclusivo, a primeira consulta e ainda fornece informações importantes para o desenvolvimento do bebê.
A prefeitura ainda disponibiliza a Caderneta da Criança, unificada, para assistir com mais qualidade os pequenos palmarinos.