Notícias

Game no Fortnite inspirado em Zumbi dos Palmares

Por Forbes 22/11/2023 11h11
Game no Fortnite inspirado em Zumbi dos Palmares
Zumbi dos Palmares - Game - Foto: Reprodução

A Pretahub e a Salve Games lançaram, nesta semana, iniciativa inédita dentro do jogo Fortnite, uma das principais plataformas de games do mundo. 

O jogo Zumbi dos Palmares tem como objetivo resgatar a história de ícones da cultura negra brasileira. O Brasil é um mercado estratégico para os games e vem ganhando cada vez mais visibilidade nas narrativas desenvolvidas no país.

Segundo a Pesquisa Game Brasil (PGB), o engajamento dos brasileiros com os games é de 82,1% que consideram que jogar jogos eletrônicos é uma das suas principais formas de diversão. Já sobre a etnia dos gamers brasileiros, como constatado nas edições anteriores, a maioria é negra (54,1%) quando somados aqueles que afirmam ser pretos (12,7%) ou pardos (41,4%), enquanto pessoas que se declaram brancas representam 42,2% dos jogadores no Brasil.


Adriana Barbosa, diretora-executiva da Pretahub e Alexandre de Maio, diretor da Salve.Games, falaram à Forbes Brasil sobre o projeto:


Forbes Brasil – Qual a importância do game como linguagem para fomentar o resgate de histórias importantes para o Brasil?

"O projeto do jogo tem uma importância enorme, quando se trata da questão racial no Brasil, pois tem a possibilidade de contribuir com a educação antirracista. Uma história que passa a ser contada a partir de nós, construindo novas narrativas, pela primeira vez no Fortnite temos uma construção brasileira pautada na história de Zumbi e Dandara como ícones, revistando a luta no quilombo de Palmares em Alagoas. Fora que o jogo tem o poder de influenciar o mercado de games para a diversidade. Ou seja, os dados destacam a participação da população negra no consumo de games no Brasil, que é maioria enquanto consumidora. Nos últimos anos, as mulheres dominaram o consumo de jogos eletrônicos, principalmente por conta da sua forte presença nos smartphones. Mas me questiono o porquê dessa representatividade não se refletir nos personagens e no conceito dos games. O jogo que estamos produzindo abre um caminho importante para o mercado. Que possa influenciar sistemicamente em mais negros na construção de jogos e também na gestão de estúdios de games e até nos investimentos.

Tags: