Notícias

Mais de 70 denúncias de violência contra pessoas idosas são investigadas em Alagoas

As queixas, principalmente de maus-tratos, foram recebidas pelo Disque-denúncia, o 181

Por tnh1 26/10/2023 18h06
Mais de 70 denúncias de violência contra pessoas idosas são investigadas em Alagoas
Proteção ao idoso - Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) segue promovendo as atividades preventivas e de repressão qualificadas da Operação Virtude, que visa combater a violência contra a pessoa idosa. Nesta quinta-feira (26), ocorre o dia “D” da ação nacional, que é coordenada em todo o país pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Em Alagoas, as equipes estão averiguando mais de 70 denúncias.

As queixas, principalmente de maus-tratos, foram recebidas pelo Disque-denúncia, o 181, nos últimos meses e são sistematizadas pela Chefia de Articulação de Políticas de Prevenção da SSP, que coordena os trabalhos em Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo e Rio Largo.

As fiscalizações consistem em verificar a veracidade das informações denunciadas de forma anônima. Em alguns pontos-alvo, quando nada de irregular é constatado, as equipes conversam com os familiares e reforçam as orientações quanto aos cuidados com os idosos, e também falam do programa Pessoa Idosa Protegida, que é desempenhado no estado de forma integrada com guarnições da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e órgãos municipais de assistência social.

De acordo com o chefe de Articulação de Polícia Comunitária da SSP, tenente Alex Acioli, a atuação diante de flagrantes pode resultar até em prisão. “Estamos acompanhando todas as situações e dependendo da constatação de possível crime podemos fazer o encaminhamento devido para a delegacia. Neste dia ‘D’, já encontramos situações diferentes das denunciadas, mas que também chamam a atenção, principalmente no que se refere ao ambiente em que a pessoa idosa está vivendo com os familiares. Mesmo nesses casos, como não há flagrante, damos uma advertência e já deixamos cientes de uma nova visita, que acontecerá em breve, para que tenhamos as melhorias desejáveis em prol da qualidade de vida. O que alertamos é pela dignidade da vida humana”, afirmou o oficial.

O tenente Alex também reforçou sobre a importância da denúncia. “A população é uma grande parceira nossa na identificação da violência contra a pessoa idosa, que é tão vulnerável. Que as pessoas, ao constatarem ou suspeitarem de irregularidades, entrem em contato para que toda dúvida seja sanada ou os responsáveis pela situação sejam responsabilizados”, finalizou ele.

A ação desta quinta contou com a participação de guarnições das Bases Comunitárias de Segurança do 1, 4º, 5º, 8º, 10º, 11º, 12º, 13º Batalhões e da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar. Também estão promovendo diligências equipes da Delegacia Especial dos Crimes contra Vulneráveis Yalorixá Tia Marcelina, da Polícia Civil, e do Programa Ronda no Bairro, pertencente à Secretaria de Estado da Prevenção à Violência.

Tags: