Notícias
União dos Palmares não registra casos de meningite até o momento, confirma SMS e HRM
Ainda assim, o município segue com vacinação para crianças e adolescentes e aguarda o imunizante contra a bactéria tipo b, na mesma situação que as demais cidades alagoanas.

O Departamento Epidemiológica da Secretaria de Saúde de União dos Palmares tranquilizou a população da cidade e descarta, pelo menos por ora, a possibilidade de surto de meningite meningocócica. Até o momento, a SMS informa não existir nenhum caso suspeito ou confirmado no município que é capital da Zona da Mata Alagoana, informação confirmada pela diretora do Hospital Regional da Mata, Geany Vergeth.
Segundo o boletim do HRM, não existem ainda casos de entrada de pacientes com suspeitas ou confirmação de meningite no hospital, nem de União nem da região que é atendida pela instituição. “Vamos ficar monitorando e qualquer novidades vamos informar à população”, afirma a direção.
Ainda assim, o município segue reforçando a vacinação contra a meningite. A coordenadora de vacinação, Aleyne Andrade, explica ao Z10 que a vacina que está disponível nos pontos de vacina na cidade é a Meningo C, que é voltada para as crianças de 3 meses de idade até menores de 5 anos, e a Meningo ACWY, que é para os adolescentes de 11 anos até menores de 15 anos. Para isto, basta procurar os postos de saúde e levar o cartão de vacinação.
Apesar disso, Aleyne alerta que, dos 29 casos confirmados em todo o estado de Alagoas, 16 são da bactéria tipo b, do qual não há vacina disponível, ofertada pelo SUS, em União dos Palmares. Essa, em específico, só tem na rede particular, por enquanto, pois não depende do município, mas sim da solicitação do estado ao Ministério da Saúde. “Nenhum município de Alagoas recebeu ainda essa vacina na rede pública porque o estado ainda aguarda o posicionamento do Governo Federal, que ainda não se manifestou sobre o assunto”, afirma.
Ela conscientiza que por enquanto, é necessário prevenir nossas crianças e adolescentes com a Meningo C”, finaliza a coordenadora.
Saiba mais
As meninges são as membranas que envolvem todo o sistema nervoso central. A meningite ocorre quando há alguma inflamação desse revestimento, causado por micro-organismos, alergias a medicamentos, câncer e outros agentes.
"A meningite é a inflamação das membranas que cobrem o cérebro, essas 'capinhas'. Por isso, essa inflamação ocasiona dor de cabeça, fadiga, mal-estar, febre alta, rigidez de nuca...", explica Lina Paola Rodrigues, infectologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.
A meningite tem uma alta taxa de mortalidade e sequelas, como surdez, perda dos movimentos e danos ao sistema nervoso. As crianças são a faixa etária mais atingida, e os pacientes devem ter um acompanhamento por pelo menos 6 meses depois da doença.
A meningite pode ser causada por várias bactérias, mas as principais são: meningococo e pneumococo.
A meningite meningocócica em específico é causada pelos meningococos Neisseria meningitidis e pode afetar pessoas de qualquer idade.

As 10 mais lidas
Influenciadora Beatriz Miranda é encontrada morta com sinais de enforcamento dentro de carro incendiado
2Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
3VINHO MATA 99% DAS BACTERIAS QUE CAUSAM INFECÇÃO NA GARGANTA E CÁRIES NOS DENTES
4ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
5Descubra quem é o brasileiro namorado da princesa Leonor da Espanha
6Homem é preso usando tornozeleira eletrônica falsa em Duque de Caxias
7Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
8Em nove meses, Maceió registra 90 casos de esquistossomose
9OpenAI lança ferramenta de geração de imagens no ChatGPT com estética estilo Studio Ghibli
10Terry Crews é Reconhecido pela Revista People como "Pessoa Menos Odiada do Mundo"
