Notícias

Chef Mãe Neide lança “Wa Jeun: Sabores Ancestrais Afro-indígenas” na Bienal do Livro

O lançamento contou com o apoio do Governo de Alagoas.

Por redação 21/08/2023 19h07
Chef Mãe Neide lança “Wa Jeun: Sabores Ancestrais Afro-indígenas” na Bienal do Livro
Chef Mãe Neide - Foto: Reprodução

Um verdadeiro cortejo afro parou a noite deste sábado (19), na 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, para a passagem da chef Mãe Neide Oyá d’Oxum, autora de Wa Jeun: Sabores Ancestrais Afro-indígenas, publicado pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos, em parceria com a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom). O momento marcou o lançamento da obra, que compõe a coleção Mulheres Extraordinárias, fruto do maior investimento do Governo de Alagoas em livros de autoria feminina.

Centenas de pessoas lotaram o maior evento literário e cultural do Estado, em busca do primeiro livro da ialorixá. Com o título Wa Jeun – cuja tradução, no yorubá, é “vamos comer” –, a obra é um convite ao melhor da gastronomia afro-indígena, com raízes nas comunidades quilombolas.

Com esta obra de caráter gastronômico, étnico e cultural, a ativista e premiada chef Mãe Neide pretende consagrar receitas tradicionais de povos pretos e indígenas de Alagoas, transmitindo conhecimento sobre a culinária do sagrado dos orixás e de suas ancestralidades.

“Este livro é para contar a história. É para você se conhecer, se pertencer afrodescendente. Ele nasceu, na realidade, da resistência da mulher preta, das cozinheiras do sagrado, das yabassés dos terreiros, das mulheres quilombolas, das mulheres indígenas, que transformaram os nossos ingredientes em alimentos. Daquelas que, muitas vezes, de um ovo, faziam um banquete”, destacou Mãe Neide.

Ao longo de 130 páginas, os amantes da gastronomia têm acesso às mais diversas iguarias, entre saladas, pratos quentes, moquecas, farofas e receitas à base de frutos do mar e carnes, além de sobremesas e bebidas. O livro é acompanhado, ainda, de glossário e da explicação de termos ligados à cozinha do sagrado.

Wa Jeun: Sabores Ancestrais Afro-indígenas tem fotografia assinada por Rui Nagae, coordenação editorial de Patrycia Monteiro e projeto gráfico de Fernando Rizzotto. A obra encontra-se disponível nas lojas física e virtual da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.







*Com Governo de Alagoas