Notícias

Bienal do Livro de Alagoas: confira destaques do fim de semana

Evento abriu as portas ontem (11) e deve levar multidão ao Centro de Convenções de Maceió

Por Gazeta Web 12/08/2023 17h05
Bienal do Livro de Alagoas: confira destaques do fim de semana
10ª Bienal do Livro de Alagoas tem Cacá Diegues como patrono - Foto: Ailton Cruz

Repleta de cores, cultura, arte e, claro, muita literatura, a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que foi aberta oficialmente na sexta-feira (11), promete movimentar e enriquecer o fim de semana maceioense. Acontecendo de forma gratuita no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso (Centro de Convenções), no Jaraguá, o maior evento cultural e literário de Alagoas conta com uma programação diversa e que se estende até o dia 20 de agosto.

Entre o auditório, o Teatro Gustavo Leite e as salas temáticas Tamarindo, Siriguela, Mangaba, Pitanga, Pajuçara, Jatiúca e Ipioca, o público poderá embarcar de cabeça no universo mágico da literatura. Com Cacá Diegues sendo o patrono do evento e Jorge de Lima o homenageado da edição, mais 24 autores que fizeram história na literatura de Alagoas também terão seus legados relembrados no festival literário.

Durante o sábado (12), um dos destaques da programação será o bate-papo com a escritora Paula Pimenta, das 14h às 18h, no auditório principal (térreo); a oficina “Todo mundo pode desenhar cartoon”, na Sala Mangaba, às 10h30, com Guga Thomé; e a mesa “Jorge de Lima”, com membros da Academia Alagoana de Letras, Cacá Diegues, Antônio Torres, Marco Lucchesi, Douglas Apratto e muitos outros intelectuais. Essa última ocorre das 10h15 às 13h30, na Sala Ipioca.

Além disso, um dos maiores escritores brasileiros da atualidade, Itamar Vieira Jr., conversa com o público às 19h, no auditório principal do Centro de Convenções.

Já no domingo (13), será a vez de partilhar dos momentos proporcionados pela mesa “Caboco Setenta: homenagem aos 50 anos da literatura de Antônio Torres”, com Antônio Torres, Tom Torres, Luiz Eudes, Décio Torres Cruz, Vanúsia Amorim e Edna Lopes. Além disso, a entrega da Medalha do Mérito Museológico à Carmen Lúcia Dantas pelo Conselho Federal de Museologia (COFEM) deve marcar o primeiro fim de semana da Bienal.

Nesta edição, que tem como tema “Defender a vida, proteger o planeta e humanizar a sociedade”, durante os três horários, o público poderá participar de mais de 80 mesas de debates, 20 palestras, mais de 10 tipos de oficinas de formação, bate-papos com autores, além de espetáculos de música, dança e teatro.