Notícias

Novo decreto de armas do Governo Lula divide opiniões

O Zona 10 ouviu alguns moradores de União sobre o tema.

Por redação 30/07/2023 08h08 - Atualizado em 30/07/2023 08h08
Novo decreto de armas do Governo Lula divide opiniões
. - Foto: Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou no dia 21 deste mês um decreto sobre o controle "responsável" de armas no país e isso gerou discussões entre a população sobre o assunto. Há quem concorde com as novas medidas e quem seja contrário às decisões impostas pelo Governo Federal.

A medida foi editada durante cerimônia no Palácio do Planalto e faz parte do Programa de Ação na Segurança (PAS), um pacote do governo que tem o objetivo de diminuir a violência no país.

A principal mudança foi a redução de armas e munições acessíveis a civis, incluindo caçadores, atiradores e colecionadores registrados.

Foi também restabelecida a distinção entre as armas de uso dos órgãos de segurança e as armas acessíveis a cidadãos comuns. Não é mais permitido que caçadores, atiradores e colecionadores transitem com armas municiadas.

Houve redução da validade dos registros de armas de fogo e está prevista a migração progressiva da competência de fiscalização das atividades que envolvem armamento, do Exército para a Polícia Federal.

Confira a reportagem: