Notícias

Após passar em vestibular, criança de 10 anos dá dicas

João Pedro Araújo é de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Com laudo de Altas Habilidades e Superdotação, o menino é fera em matemática. JP participou, inclusive, do quadro Pequenos Gênios, do programa Domingão com Huck

Por Gabriela Feitosa, g1 CE 27/07/2023 11h11
Após passar em vestibular, criança de 10 anos dá dicas
Além das altas habilidades, JP se destaca pelos looks e cabelo estilosos - Foto: Reprodução

Desde que recebeu o resultado da aprovação no vestibular de administração da Universidade de Fortaleza, João Pedro Araújo, de 10 anos, tem lidado com cada vez mais repercussão. Desde que foi entrevistado pelo g1, no último dia 19, o número de seguidores nas redes sociais passou de 9 mil para 13 mil. E ele conta que já começou a ser reconhecido nas ruas.

"Fiquei muito surpreso. Não sabia que tantas pessoas iam me conhecer. Até quando fui cortar meu cabelo lá em Caucaia, umas cinco pessoas em um carro ficaram gritando 'É o JP!' e eu estava de moto", relembrou.

A rotina de JP das Galáxias, como ele gosta de ser chamado, inclui estudar por, pelo menos, três horas por dia, mesmo nas férias. Quando está na escola (ele cursa o 6° ano do Ensino Fundamental) esse número chega a oito horas. Sobre a organização nos estudos, ele dá dicas:

"Foca no que tu quer e fica estudando, porque uma hora vai dar certo, seu sonho vai se cumprir. Não importa o quanto demorar, nunca desista. Vai dar certo algum dia, isso é fato", comentou com o g1.

Entre as aulas da escola, a preparação para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (JP sonha ser engenheiro aeroespacial), os treinos no judô e o acompanhamento psicopedagogo que faz, ele também dá aulas de matemática pelo Instagram. João Pedro, inclusive, fez uma participação no quadro Pequenos Gênios, do Domingão com Huck, que reúne crianças e adolescentes com destaque nos estudos.

Inteligência com estilo

Além de fera em matemática, inglês e história, João Pedro se destaca também no estilo. Os looks descolados, o cabelo colorido e a coleção de quase 20 óculos de grau personalizados entregam: apesar do laudo de Altas Habilidades e Superdotação, o menino vive como qualquer outra criança.

O estilo do garoto não passa despercebido. Segundo ele, o desejo de colorir o cabelo veio quando ainda tinha seis anos. Mas, como ainda era muito pequeno, a família achou melhor esperar.

Aos oito anos, no entanto, a criança realizou esse sonho. E não parou por aí: as blusas estampadas e os óculos coloridos também são marcas registradas:

"É o meu estilo, eu amo. Compro vários óculos, tenho coleção de uns 15, 20 óculos. Cada dia decido qual escolho ou uso repetido", revelou.

Entenda o que são as altas habilidades e superdotação

Aos seis anos, JP recebeu o laudo de Altas Habilidades/Superdotação. "O superdotado tem recursos intelectuais suficientes para desenvolver por conta própria o seu potencial superior (...) Se caracteriza por um excelente rendimento acadêmico", resume o MEC.

A neuropsicopedagoga Monikely Feitosa explica que a condição "é um jeito diferente de ser inteligente".

"Essa inteligência se difere por ser muito fora da média. Para ser uma pessoa superdotada ou com altas habilidades, precisa ter um agrupamento de habilidades em certos aspectos ou área de conhecimento", disse.

Conforme o Censo Escolar de 2020, há pelo menos 24 mil estudantes com o perfil no Brasil.

Segundo a especialista, as altas habilidades ou superdotação não se restringem apenas a habilidades cognitivas, como em áreas acadêmicas. Artes e motricidade (capacidade de executar movimentos de precisão), por exemplo, também devem ser levadas em conta.