Notícias

Prefeitura União dos Palmares se destaca nas ações em defesa dos animais domésticos

Programa pioneiro na região, o União Pet realiza castração de cães e gatos sob tutores de baixa renda.

Por Redação 24/07/2023 17h05
Prefeitura União dos Palmares se destaca nas ações em defesa dos animais domésticos
. - Foto: Assessoria

Devido ao aumento no número de animais de ruas nos últimos anos, o programa União Pet se apresenta como uma ação municipal de destaque da Prefeitura de União dos Palmares entre as inciativas públicas do estado de Alagoas neste sentido, pois é pioneiro na região da Zona da Mata Alagoana na atuação em prol dos animais domésticos.


Dentre as ações previstas no programa, está a castração de cães e gatos domésticos de tutores de baixa renda cadastrados no Cadastro Único da cidade, afinal reduz as chances desses animais reproduzirem durante o contato das ruas com outros animais e ainda reduz as chances de problemas de saúde pública, explica o prefeito do município, Kil de Freitas.

De acordo com Alane Menezes, ativista na causa animal e esposa do vice-prefeito Junior Menezes, as ações de castração acontecem mensalmente, em um castramóvel contratado pela prefeitura, onde o programa percorre mensalmente um bairro da cidade Palmarina, dando prioridade às comunidades, sendo castrados 50 animais em cada ação. Alane é quem conduz, com apoio das secretarias de saúde, meio ambiente e assistência social, o programa em União.


O programa teve seu início no mês de março desse ano e já percorreu 4 bairros diferentes da cidade, castrando em torno de 200 animais. Neste mês a ação acontecerá no conjunto Nossa Senhora das Dores (Vaquejada) onde serão castrados mais 50 animais.

O programa traz inúmeros benefícios para os animais e para a população palmarina, como: diminuição da quantidade de animais nas ruas da cidade; redução de acidentes de trânsito; diminuição da prevalência de doenças veiculadas por animais, como leshimaniose, raiva, entre outras; menor risco de câncer de mama, útero e ovários nas fêmeas, prolongado a vida desses animais, entre outros benefícios.

Segundo o vice-prefeito Junior, com a castração nas comunidades, o programa dá início a uma das várias ações que serão implementadas na defesa animais, além de uma ONG que vai servir tanto de abrigo provisório quanto de espaço de cuidados aos animais domésticos de rua, que a gestão vai entregar em breve.