Notícias

Alagoas registra aumento de 158% nos casos de racismo

Por redação 20/07/2023 18h06 - Atualizado em 20/07/2023 18h06
Alagoas registra aumento de 158% nos casos de racismo
. - Foto: Divulgação

Os casos de racismo em Alagoas tiveram um aumento significativo em 2022, de acordo com os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, divulgados nesta quinta-feira (20). Enquanto em 2021 foram contabilizados 12 casos, em 2022 esse número saltou para 31, representando um crescimento de 158,33%.

A advogada e vice-presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB Alagoas, Synthya Maia, analisou o aumento e apontou diversos fatores que podem estar contribuindo para esse cenário. Entre eles, destaca-se a tomada de consciência da população negra em relação aos seus direitos.


“Com as mudanças recentes na lei de injúria racial, que a equiparou ao racismo, a população está mais consciente de seus direitos e, por isso, pode estar denunciando mais casos de racismo”, afirmou.

“Além disso, a publicização e o alto índice de casos de racismo na mídia têm encorajado algumas pessoas a denunciarem situações semelhantes que sofreram”, destacou.

Ela também reforça que a sociedade ainda é racista e reproduz atitudes racistas, evidenciando a necessidade de um maior letramento racial na maioria das pessoas.

Diante desse contexto, a advogada também diz que há possibilidade de que em 2023 o número de casos de racismo seja ainda maior. "É uma possibilidade, mas isso também representa um efetivo incentivo para denúncias, uma real determinação em ver esses crimes sendo solucionados e garantir que as devidas sanções estatais sejam aplicadas às pessoas responsáveis."

*Com Cada Minuto