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Operadoras planejam dar fim ao benefício de WhatsApp ilimitado no Brasil

Por redação 19/07/2023 15h03
Operadoras planejam dar fim ao benefício de WhatsApp ilimitado no Brasil
Whatsapp pode ter fim. - Foto: Reprodução

No início deste mês de julho, o site TudoCelular noticiou que as operadoras brasileiras Vivo, TIM e Claro planejavam cortar o acesso ilimitado a certos aplicativos sem consumo de dados móveis. Agora, a Folha de S. Paulo confirmou que o principal aplicativo na mira das teles é o WhatsApp.

De acordo com o jornal, os executivos das principais operadoras do Brasil sinalizaram que estão cogitando de fato dar fim ao benefício de acesso ilimitado ao WhatsApp, o principal aplicativo de troca de mensagens no Brasil, conforme um levantamento feito pelo TIC Domicílios da NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR).

As estatísticas mostram ainda que 62% das pessoas acessam internet apenas pelo celular no Brasil, sendo que planos que incluem o WhatsApp ilimitado alavancou a venda de planos no país.

O relatório do InternetLab ainda mostra que a estratégia de oferecer o acesso ilimitado a certos aplicativos encarece o preço médio dos planos, além de aumentar a dependência tecnológica por incentivar o uso de serviços como o WhatsApp.

Para fornecer estes serviços, as operadoras muitas vezes assumem custos de fornecimentos de dados ou cobram estes valores das fornecedoras dos aplicativos. O argumento de José Felix, presidente da Claro Brasil, é que a operadora gasta milhões para manter o acesso ilimitado a estas plataformas.

Especialistas ainda dizem que planos com acesso ilimitado a certos aplicativos confinam seus clientes em certas plataformas, ferindo o Marco Civil da Internet. Desta forma, Felix diz que o Marco Civil precisa ser revisto para considerar o tamanho e o consumo de dados de empresas como Meta, Google e Apple.

Fábio Avellar, da TIM, disse ao Broadcast do Folha que o tráfego não-remunerado sempre gera prejuízo, mas tanto a TIM quanto a Claro preferiram não comentar as declarações dos seus executivos.

Por fim, Alex Salgado, vice-presidente de Negócios da Vivo afirma: “Cada vez mais nós temos diminuído a oferta de aplicativos com uso ilimitado para o mercado, porque entendemos que existe a necessidade de remunerar o investimento feito na rede”.

Salgado também confirmou que a operadora também está trabalhando para reduzir o número de aplicativos com acesso ilimitado.

*com TudoCelular