Notícias

Alagoano é ouro no Mundial de Karatê Interestilos, na Escócia

Paulinho Soares, de apenas 7 anos, subiu ao mais alto degrau do pódio, na modalidade Kata, na manhã deste sábado (horário de Dundee)

Por Gazeta Web 16/07/2023 09h09 - Atualizado em 16/07/2023 09h09
Alagoano é ouro no Mundial de Karatê Interestilos, na Escócia
Alagoano Paulinho Soares foi ouro no Mundial - Foto: Divulgação/Cortesia

O carateca alagoano Paulo Soares Teixeira Neto, de apenas 7 anos, conquistou a medalha de ouro, na manhã deste sábado (15), no Mundial de Karatê Interestilos, que está sendo disputado na Escócia, mais precisamente na cidade de Dundee, localizada a 90 Km de distância da capital, Edimburgo.

Paulinho Soares deu um verdadeiro show hoje pela manhã, às 9 horas (horário de Dundee), na competição chamada Kata, executando um Kata Superior com maestria. Assim, foi contemplado com o ouro, subindo ao mais alto degrau do pódio.

"Nossos sinceros agradecimentos à Prefeitura de Maceió, nas pessoas do prefeito JHC, do secretário municipal de Esportes, Thales Novaes, e do diretor jurídico Henrique Bulhões, além da Copra Alimentos, que são os patrocinadores de Paulinho", disse Armando Teixeira, o "tio coruja" de Paulinho Soares, em contato com a Gazetaweb, lembrando que Paulinho viajou com o pai, Paulo Soares Teixeira, graças às passagens conseguidas junto à Prefeitura de Maceió.

Paulinho garantiu vaga na competição internacional, que está sendo disputada desde o dia 13 e vai até este domingo, 16 de julho, após conquistar o título de vice-campeão brasileiro em São Paulo, onde dois mil atletas estiveram reunidos. Na oportunidade, o jovem atleta alagoano teve de superar mais de 30 concorrentes na modalidade Kata. Seus treinadores são os senseis Edgard Lucena e Francisco Araújo.

Paulo Soares ressaltou o alcance da conquista inédita do filho para o Estado. “Foi realmente incrível. E é muito gratificante vê-lo superar rivais de altíssimo nível, que já alcançaram, inclusive, as faixas marrom e preta, e ser recompensado por tamanho esforço e dedicação. Paulinho merece demais porque, apesar da pouca idade, é muito obstinado naquilo que faz. A sensação é indescritível”, afirmou Soares.

O alagoano voltará ao dojô para novamente lutar por medalha, neste domingo, desta vez na modalidade kumite (luta). Na página oficial da Confederação Brasileira de Karatê Interestilos (CBKI) no Instagram, ele mandou um recado para o Brasil e fez questão de agradecer pelo apoio recebido. Na mesma rede social, também é possível conferir um vídeo do feito do karateca na Grã-bretanha.

“Oi, pessoal! Estou muito feliz pela vitória, por ter sido campeão, o melhor do mundo. Agradeço a todos que me ajudaram. Oss!”, disse o pequeno grande campeão, utilizando uma expressão muito comum entre os praticantes de artes marciais e que sinaliza respeito ao adversário.

Hoje, Paulinho – que também já garantiu vaga no Mundial do México, em 2024 – conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes de Maceió (Semesp) e da Copra Alimentos.