Notícias

Governo Kil e Junior traz à União autor do remake da novela “A Escrava Isaura” e outros sucessos da TV, para lançar obra sobre heroína negra Dandara

O evento de lançamento acontecerá dia 15 de julho na cidade que abriga o maior quilombo das Américas. A obra é escrita também por um palmarino.

Por redação 03/07/2023 21h09 - Atualizado em 03/07/2023 21h09
Governo Kil e Junior traz à União autor do remake da novela “A Escrava Isaura” e outros sucessos da TV, para lançar obra sobre heroína negra Dandara
Prefeito Kil, ator e vice-prefeito Junior Menezes. - Foto: Divulgação

A luta de Zumbi dos Palmares, importante líder mundial que liderou a resistência negra contra as escravidão no maior quilombo das Américas, agora ganha reimaginação sob a ótica da força feminina da heroína negra Dandara, que é tema do livro do autor de telenovelas e escritor Tiago Santiago (de trabalhos de sucesso para a televisão, como Escrava Isaura (2004) e a saga Os Mutante), escrito com Barbara Garcia, Vinicius Sylvestre e o palmarino Jeferson Feitas, da cidade que é palco dos conflitos, União dos Palmares.

Com a ideia originada a partir de uma live, que foi responsável por um concurso cultural provocado por Tiago, ele selecionou o professor palmarino Jeferson, de Rocha Cavalcante, para compor o time de autores do livro, que ganhara lançamentos pelo Brasil, inclusive em União.

Na terra de Zumbi e Dandara, o lançamento ocorre no próximo dia 15 de julho, no auditório da prefeitura (Palácio Zumbi dos Palmares), horário a divulgar em breve. E terá total apoio do governo Kil de Freitas e Júnior Menezes. O prefeito, assim que tomou conhecimento sobre a obra, de imediato já se colocou à disposição para trazer o lançamento para União e fez o convite ao renomado autor, que aceitou. “Preservar esta história e trazer para nossa geração atual é importante demais, tanto para União quanto para Alagoas”, afirma Kil.


“A obra firma Dandara como orientadora e cabeça da revolução que Zumbi vem protagonizar por conta dela. Ela é quem provoca, ela é quem convoca”, descreve a sinopse.

Ainda na sinopse de Tiago, Dandara é descrito como um livro de aventura, de amor, de acolhimento, de coragem de fundamentos da filosofia africana. “Como uma onda volumosa a nos cobrir este livro traz o olhar afro-brasileiro em narrativa envolvente e reparadora contra toda a tragédia histórica representada pelo sequestro e trafico de gente que manchou de vermelho o azul das águas do oceano”.