Notícias

Bolsonaro afirma que vai processar Lula por declarações

Ex-presidente vai entrar com duas ações na semana que vem contra Lula

Por O Globo 13/05/2023 07h07
Bolsonaro afirma que vai processar Lula por declarações
. - Foto: Divulgação

De volta às redes sociais após um hiato de quase um mês, o ex-presidente Jair Bolsonaro publicou nesta sexta-feira um vídeo em seu Twitter no aqual anuncia que vai entrar com dois processos contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em um deles, Bolsonaro reclama de ter sido responsabilizado por mortes na pandemia de coronavírus. Em outro, o ex-presidente se queixa de que Lula afirmou que ele teria uma mansão nos Estados Unidos.

– Na próxima semana entrarei com duas ações contra Luiz Inácio Lula da Silva. Uma criminal e uma cível. A primeira diz que das 700 milhões de mortes do Brasil, 300 milhões a responsabilidade é minha. São números absurdos, mas atingem minha honra – disse o ex-presidente, citando declaração do petista em evento em Salvador na noite de quinta-feira.

Na ocasião, o presidente atribuiu "300 milhões de mortes de brasileiros" na pandemia à conduta negacionista do governo anterior. O número, contudo, está inflacionado, pois o Ministério da Saúde contabilizou pouco mais de 700 mil mortes causadas pela Covid-19 até hoje.

Em outra declaração que motivou a reação de Bolsonaro, Lula afirmou, sem provas, que o ex-presidente teria uma mansão nos Estados Unidos no valor de US$ 8 milhões em nome do seu ex-ajudante de ordens, tenente-coronel Mauro Cid.

– A outra diz que eu tenho nos Estados Unidos uma mansão de 8 milhões de dólares em nome de um assessor meu. Isso é um absurdo, ele não pode continuar falando mentiras à vontade e não ser incomodado por praticamente ninguém.

O vereador carioca Carlos Bolsonaro (Republicanos), filho do ex-presidente, havia barrado o acesso do pai às próprias contas nas redes sociais desde que anunciou, no dia 16 de abril, que deixaria de administrar os perfis. A informação foi noticiada pelo colunista Guilherme Amado, do portal Metrópoles, e confirmada pelo GLOBO com interlocutores da família do ex-presidente.