Notícias

Câmara de União dos Palmares recebe mães de crianças autistas e suas principais demandas

Por Redação 11/05/2023 14h02 - Atualizado em 11/05/2023 14h02
Câmara de União dos Palmares recebe mães de crianças autistas e suas principais demandas
. - Foto: Divulgação

Nessa terça-feira (09), uma reunião na Câmara de União dos Palmares entre vereadores, o presidente Nenzinha, Sandro Jorge e Manoel Messias, e mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), teve como pauta melhorias nas políticas públicas que atendem às pessoas que convivem com essa necessidade especial.

As mães relataram aos vereadores as dificuldades no acompanhamento do tratamento dos filhos, visto que há a necessidade de deslocamentos para Maceió 2 vezes por semana, o que gera despesas financeiras, algumas faltas no trabalho para acompanhar os filhos, além do alto custo.

O presidente Nenzinha afirma que percebe um número expressivo de casos de TEA em União, mas que vai apurar os dados com a Secretaria Municipal de Educação. O vereador parabeniza a gestão municipal pelo trabalho que vem sendo desenvolvido em prol da causa, inclusive com o prefeito Kil tendo atendido recentemente uma solicitação sua na contratação de um neuropediatra para esses casos específicos, principalmente para o diagnóstico precoce, além das diversas ações implantadas na gestão de Kil na rede municipal. Mas explica que quer ajudar o município a avançar ainda mais nesta assistência e tem buscando ouvir os pais para formular demandas importantes e levar ao Poder Executivo.

Os três vereadores que participaram da reunião, em nome da Câmara, se colocaram à disposição para conversarem com o prefeito na próxima semana para buscar alternativas imediatas para minimizar o sofrimento das crianças com necessidades especiais. 

Entre as pautas discutidas está a necessidade de trazer para União dos Palmares uma clínica específica para esses casos com profissionais especializados, assim como capacitação dos técnicos. “Isso irá beneficiar não só União dos Palmares, mas toda a nossa região”, disse Nenzinha.